A maior rede de estudos do Brasil

A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 207, determina que que as universidades gozem de autonomia (didático-científica, administrativa e de gestã

A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 207, determina que que as universidades gozem de autonomia (didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial), desde que observem o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996 (LDB) também defende o princípio da autonomia. Considerando essa informação podemos escolher a opção que mais se adequa as ideias propostas na lei.


2 resposta(s)

User badge image

Thabata Dias da Costa

Há mais de um mês

As universidades têm liberdade para propor seus currículos aos cursos oferecidos, mediante o conhecimento científico que o cerca.
As universidades têm liberdade para propor seus currículos aos cursos oferecidos, mediante o conhecimento científico que o cerca.
User badge image

Carolina Costa

Há mais de um mês

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

§ 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)

§ 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes