Buscar

pergunta sobre sociologia

Weber aponta uma diferenciação importante que deve ser feita no estudo do Direito: dogmática jurídica versus sociologia jurídica. A primeira visa à caracterização lógica de validade de uma norma com relação as outras normas em um ordenamento ou um código; a segunda tem por objetivo o entendimento do comportamento do grupo social que faz com que sigam as normas. O afastamento desses dois campos é o que deve pôr em evidência o sociólogo. Para o pensador, a única possibilidade de estudo de uma sociedade é pelo tipo ideal, pelo qual escolhemos de antemão os aspectos sociais que serão estudados, “[...] porque então se constrói conscientemente uma utopia destinada a fazer compreender, na medida do possível e da maneira mais coerente, a realidade humana”. O conhecimento nunca alcançará o todo a ser compreendido, apenas parte dele.

Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I - Um tipo se adjetiva ideal quando pretende expressar determinado fenômeno para além do sentido puramente lógico, acentuando assim a noção de dever ser, dessarte expressa um imperativo, um fim a ser atingido. Como exemplo, podemos citar as categorias de ação social, relação social e a tipologia de dominação criada por Weber.

II - Fala-se em direito quando a validade de uma ordem é garantida exteriormente pela oportunidade de um constrangimento que uma instância, especialmente instituída para esse fim, pode exercer sobre a atividade dos membros para que seja respeitada ou para punir toda infração. O direito se diferencia do costume porque este não está garantido exteriormente.

III - Para Weber a modernidade ocidental é marcada pela racionalização, sendo este fato observável em todos os segmentos sociais. Nas ciências observamos o positivismo científico, na religião o movimento das reformas, na economia o surgimento do capitalismo moderno, no Estado a burocratização. O Direito, devido a sua adequação ou similitude estrutural aos demais segmentos, também sofre este processo de racionalização.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b. Somente a afirmativa III é verdadeira.

c. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e. Somente a afirmativa II é verdadeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Comprador Esperto

Letra d. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais