Buscar

Duas perguntas

C) Qual é o objetivo da filosofia da educação?


1-Refletir além da técnica.

2-É promover reflexões, utilizando os recursos disponíveis.

3-Tratar os problemas que a realidade educacional apresenta.

4-Utilizar-se apenas de fontes bibliográficas.

D) Na escola, a reprodução é um conceito vivido cotidianamente, principalmente pela organização dos sistemas de ensino que, segundo Bourdieu e Passeron (apud Heicht, 2008), oferecem um ensino igual para todos e exigem de todos os mesmos resultados. Essa crítica dos autores está justificada corretamente na alternativa:


1-Os autores referem-se a um dos piores obstáculos dos sistemas de ensino que, ao ensinarem as mesmas coisas a todos e os avaliarem da mesma maneira, estão desconsiderando as diferenças sociais e culturais e impedindo a real democratização da educação.

2-A escola organiza-se com professores competentes e recursos pedagógicos para oferecer, de maneira democrática, as mesmas condições a todos, mas há uma vontade de aprender diferente em cada pessoa, assim, a apropriação da aprendizagem não deveria ser igual.

3-É fundamental que os sistemas ofereçam uma formação que possa ser assimilada plenamente por todos, assim, os autores advertem que a escola deve ter um projeto pedagógico de forma a atendê-lo, ou seja, todos devem adequar-se ao que está proposto pela escola.

4-A educação escolar é apenas uma parte da educação humana, assim, as classes dominantes têm um capital cultural que promove as aprendizagens, e a escola não considera esse capital, tornando as escolas muito elementares para os jovens aprendizes.

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Vanessa

lllllllllllll

0
Dislike0
User badge image

Helena Corá

c) 3 Tratar os problemas que a realidade educacional apresenta.

O atual cenário da educação é lidar com questões do cotidiano da sociedade atual, "os problemas" a serem discutidos e abordados.

d) 1-Os autores referem-se a um dos piores obstáculos dos sistemas de ensino que, ao ensinarem as mesmas coisas a todos e os avaliarem da mesma maneira, estão desconsiderando as diferenças sociais e culturais e impedindo a real democratização da educação.

Os autores criticam o distanciamento da democratização do ensino ao mostrarem que as escolas ensinam conteúdos iguais a todos os seus alunos, avaliam estes da mesma forma e esperam sempre os mesmos resultados, dessa forma, desprezam as diferenças culturais e sociais de seus alunos ao promoverem unicamente os saberes da classe dominante. Essa conduta acaba por reproduzir a sociedade de classes na qual os menos favorecidos estão à margem do sistema.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais