Buscar

Quais as principais vias bioquímicas?

💡 1 Resposta

User badge image

Vanessa Cardoso Bruno

Tipos de vias metabólicas

Na bioquímica, são distinguidos três tipos de principais vias metabólicas. Essa divisão é realizada segundo critérios bioenergéticos: rotas catabólica, anabólica e anfibólica.

Rotas catabólicas

As vias catabólicas abrangem reações de degradação oxidativa. Eles são realizados para obter energia e reduzir o poder, que serão utilizados posteriormente pela célula em outras reações.

A maioria das moléculas orgânicas não é sintetizada pelo organismo. Por outro lado, devemos consumi-lo através dos alimentos. Nas reações catabólicas, essas moléculas são degradadas nos monômeros que as compõem, que podem ser usadas pelas células.

Rotas anabólicas

As vias anabólicas compreendem reações de síntese química, pegando moléculas pequenas e simples e transformando-as em elementos maiores e mais complexos.

Para que essas reações ocorram, é necessário energia disponível. De onde vem essa energia? Das vias catabólicas, principalmente na forma de ATP .

Dessa maneira, os metabólitos produzidos pelas vias catabólicas (que são chamados globalmente de “conjunto de metabólitos”) podem ser usados ​​nas vias anabólicas para sintetizar moléculas mais complexas que o corpo precisa no momento.

Entre esse conjunto de metabólitos, existem três moléculas-chave do processo: piruvato, acetil coenzima A e glicerol. Esses metabólitos são responsáveis ​​por conectar o metabolismo de diferentes biomoléculas , como lipídios, carboidratos, entre outros.

Rotas anfíbias

Uma rota anfibólica funciona como uma rota anabólica ou catabólica. Ou seja, é uma rota mista.

A rota anfíbola mais conhecida é o ciclo de Krebs. Essa via tem papel fundamental na degradação de carboidratos, lipídios e aminoácidos. No entanto, também participa da produção de precursores para rotas sintéticas.

Principais vias metabólicas

Em todas as células que fazem parte dos seres vivos , é realizada uma série de vias metabólicas. Alguns destes são compartilhados pela maioria dos organismos.

Essas vias metabólicas compreendem a síntese, degradação e conversão de metabólitos cruciais para a vida. Todo esse processo é conhecido como metabolismo intermediário.

As células precisam permanentemente de compostos orgânicos e inorgânicos, além de energia química, obtida principalmente da molécula de ATP.

O ATP (trifosfato de adenosina) é a forma mais importante de armazenamento de energia de todas as células. E os ganhos e investimentos em energia das vias metabólicas são geralmente expressos em termos de moléculas de ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Bioquímica

Elementos de Bioquímica e Bioquímica Básica

UEMG

User badge image

Letícia Silva

Question Icon

PERGUNTA DE BIOQUÍMICA

Elementos de Bioquímica e Bioquímica Básica

UNINASSAU MANAUS

User badge image

CAROL CRUZ

Materiais relacionados