A maior rede de estudos do Brasil

fenômenos sociais

O sociólogo francês Émile Durkheim concentrou seus estudos nos fenômenos sociais presentes em todas as sociedades. Sua intenção era definir o objeto de estudo da sociologia dando à ela cientificidade. Ao lado de Weber e Marx, ele é considerado um dos fundadores da Sociologia moderna. Leia as afirmativas abaixo e responda o que se pede:


I - A análise sociológica de Durkheim está centrada no estudo dos fatos sociais que poderiam ser tratados como coisas nas quais poderíamos observar objetivamente essas características e tirar conclusões.

II - Durkheim defendia que todo comportamento humano possui um sentido compreensível socialmente, portanto perceptível para outras pessoas. Se parte do nosso comportamento pode ser explicado pelas variáveis econômicas ou psicológicas, também é possível compreender suas motivações sociais.

III - Os estudos de Durkheim consistem em explicar as bases da coesão social de uma sociedade, pois ela depende da solidariedade social que representa os vínculos que unem os indivíduos à sociedade.


Em relação à teoria de Durkheim é correto o que se afirma em:


Escolha uma:

a. III, apenas.

b. I e II, apenas.

c. II, apenas.

d. I, apenas.

e. I e III, apenas.

Sociologia

ESTÁCIO


2 resposta(s)

User badge image

Breno Gabriel

Há mais de um mês

B. I e II apenas.
B. I e II apenas.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes