Buscar

trazer exemplos para fundamentar a sua resposta.

A gestão de pessoas vem ocupando um espaço cada vez mais estratégico no contexto organizacional. Antes vista como uma área funcional, responsável por atividades operacionais e relacionadas estritamente com o departamento de pessoal, hoje é fundamental para a vantagem competitiva de uma organização.Nesse cenário de maior destaque da gestão de pessoas, algumas mudanças passam a ser necessárias na forma de planejar e gerenciar os colaboradores, como pensar no futuro das pessoas que compõem o quadro colaborativo.Considerando esse cenário, explique qual é a relação entre o planejamento de carreira e a gestão estratégica de pessoas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A relação entre o planejamento de carreira e a gestão estratégica de pessoas é fundamental para o desenvolvimento e sucesso dos colaboradores e da organização como um todo. O planejamento de carreira envolve o estabelecimento de metas e objetivos profissionais a longo prazo, bem como a identificação dos caminhos necessários para alcançá-los. Ao mesmo tempo, a gestão estratégica de pessoas busca alinhar as competências e habilidades dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização. Isso inclui identificar talentos, desenvolver planos de capacitação e promover ações que estimulem o crescimento e a retenção dos profissionais. Dessa forma, o planejamento de carreira se torna uma ferramenta importante para a gestão estratégica de pessoas, pois permite identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores, alinhar suas aspirações profissionais com os objetivos organizacionais e promover ações que contribuam para o crescimento mútuo. Por exemplo, um colaborador que deseja assumir um cargo de liderança no futuro pode receber treinamentos e oportunidades de desenvolvimento que o preparem para essa função. Isso beneficia tanto o profissional, que está alinhado com suas metas de carreira, quanto a organização, que terá um líder capacitado e engajado em seus objetivos estratégicos. Portanto, o planejamento de carreira e a gestão estratégica de pessoas estão interligados, pois ambos visam o crescimento e a satisfação dos colaboradores, além de contribuírem para a competitividade e sucesso da organização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais