Buscar

Quais as ações que cabem ao possuidor indireto?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Facul Trabalho

As ações possessórias têm por objetivo assegurar a posse de um bem. Logo, promovem a tutela jurídica da posse. O tema é da mais alta importância, já que está diretamente relacionado a questões sociais como a concentração de terras e a reforma agrária. No Novo CPC, sua tematizada se dá nos arts. 554 a 568.

As ações possessórias fazem parte do rol de procedimentos especiais e seguem algumas normas bastante específicas.

0
Dislike0
User badge image

Willian rangel

1-  O fundamento da proteção possessória é questão aberta a debate. IHERING sustenta que ela é um complemento da propriedade  (La Posesión, pág. 84). SAVIGNY entende que se cuida de interdição da violência. Para outros seria a repreensão do esbulho. A melhor doutrina aponta que são setenta as teorias a esse respeito. (Adriano de Azevedo Andrade  apud  Marco Aurelio S. Viana, Das ações Possessórias, pág. 48, nº 21)

2-  Entre os efeitos da posse, na disciplina dada pelo Código Civil, o art. 1.210 assegura ao possuidor  o direito de ser mantido na posse em caso de turbação restituído no de esbulho , e  segurado de violência iminente , em havendo  receio de ser molestado . Há direito subjetivo à conservação e defesa da posse. A cada um dos graus de ofensa corresponde um remédio legal, uma ação que instrumentaliza a proteção do possuidor.

 3-  O art. 558,  caput  do CPC estatui que o procedimento de manutenção e de reintegração de posse é regido pelas normas da Seção II do Capitulo II, quando a ação for proposta dentro de ano e dia da turbação ou esbulho. No parágrafo único reza que passado o prazo referido no  caput , o procedimento será o comum,  “não perdendo, contudo, o caráter possessório”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais