Buscar

Administração Financeira

Em um processo decisório descentralizado acontece a delegação de responsabilidade e autoridade. Isso se chama ACCOUNTABILITY, amplamente estudado em Controladoria, que consiste na obrigação que têm as pessoas envolvidas no processo decisório e operacional de prestar contas dos resultados obtidos, em função das suas responsabilidades vinculadas às suas funções, que decorrem da delegação de poder. Dessa forma, é fundamental, no processo de gestão, que os profissionais envolvidos estejam motivados e que tenham o espírito empreendedor, para que a empresa alcance os resultados almejados. Assim, existem alguns princípios fundamentais que refletem os orçamentos e podem ser definidos conforme algumas alternativas abaixo. Associe os itens utilizando o código a seguir:

 

I − Envolvimento dos gerentes.

II – Adaptação organizacional.

III – Contabilidade por áreas de responsabilidades.

IV − Orientação para objetivos.

 

(    ) Os sistemas de informações gerenciais, contendo informações do orçado e do realizado, devem ser estruturados por áreas de responsabilidade.

(    ) O sistema de orçamentos deve ser compreensível e objetivo, permitindo melhor entendimento dos seus usuários, e contribuir para que, na elaboração e aprovação dos planos de ação, as políticas e diretrizes estejam de acordo com os objetivos da empresa e que possam atingir os resultados de forma satisfatória.

(    ) É importante a compatibilidade entre a estrutura organizacional e o processo de tomadas de decisões, buscando harmonizar as atividades entre os gestores de cada departamento.

(    ) Pressupondo que os gerentes venham a aderir à filosofia, crenças e valores da empresa, este princípio preconiza que os gerentes devam participar ativamente do processo de planejamento e controle. Pode-se observar que o gestor deve possuir espírito MOTIVACIONAL e perfil de EMPREENDEDOR.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

A)II – I – III – IV.

B)III – IV – II – I. 

C)I – II – IV – III. 

D)II – IV – I – III. 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais