Buscar

Explique o ciclo da Fasciola hepatica. Ajuda ai gente!

💡 3 Respostas

User badge image

Natasha Moretto

Os ovos são eliminados com as fezes , e é necessário um ambiente com água doce (que pode ser da chuva), pois os ovos são embrionados na água doce. Eclodem, dando origem à um Miracídio, que penetra no caramujo; Dentro do caramujo, esse Miracídio muda para esporocisto, posteriormente para Rédia de 1° geração, posteriormente para Rédia de 2° geração, e posteriormente muda para forma de Cercária (que possui flagelo).

Essa Cercária é eliminada na água, nada (por possuir flagelo), e se adere numa vegetação subaquática, perde seu flagelo, e forma duas camadas císticas ao seu redor, passando então a ser chamada de Metacercária (forma infectante). O hospedeiro definitivo se infecta pela ingestão da vegetação ou pela água contaminada. Ocorre então o desencistamento da Metacercária no duodeno do hospedeiro definitivo, as larvas perfuram a parede intestinal e invadem a cavidade peritoneal, migram para o fígado, perfurando o parênquima hepático. Alcançam os ductos biliares, mudam para a forma adulta, e se reproduzem. Os ovos são eliminados pelo ducto colédoco e arrastados com a bile, que é liberada no intestino delgado, e sendo liberados com as fezes, dando continuidade ao ciclo. O período pré-patente é de 10 à 12 semanas.

Espero ter ajudado :)

1
Dislike0
User badge image

BRENDA CARLA LUQUETTI

Muito obrigada!!
1
Dislike0
User badge image

Bruna Gollmann

aqui um mapa mental

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais