A maior rede de estudos do Brasil

como elaborar um PDCA


3 resposta(s)

User badge image

Rosemari Campos

Há mais de um mês

https://blog.smlbrasil.com.br/ciclo-pdca-o-que-e-como-fazer/

https://blog.smlbrasil.com.br/ciclo-pdca-o-que-e-como-fazer/

User badge image

Priscila Saia

Há mais de um mês

PDCA:

Planejamento (Plan): Um projeto bem elaborado é essencial para o ciclo PDCA, pois impede falhas futuras e gera um enorme ganho de tempo.

Nessa etapa precisamos identificar o problema, estabelecer as metas, analisar o processo no qual o efeito se encontra (questões e previsões) e montar um plano de ação claro (quem fará o quê e quando). Paute o planejamento de acordo com objetivo, visão e os valores da empresa.

-Execução (Do): Após fazer um planejamento cuidadoso, coloque-o em prática e à risca, ou seja, procure não queimar etapas tampouco improvisar, para não comprometer todo o ciclo PDCA. A fase da execução é subdividida em outras três etapas: treinamento de todos os funcionários e gestores envolvidos no projeto, realização propriamente dita da solução e coleta de dados para uma posterior avaliação.

-Checagem (Check): É o estágio do ciclo PDCA onde são identificadas possíveis brechas no projeto. Os resultados obtidos são avaliados através dos dados coletados e do mapeamento de processos ao final da execução, assim podemos descobrir se as metas foram alcançadas ou não. A checagem deve ser feita de duas maneiras: juntamente à execução (do), de modo a ter certeza que o trabalho está sendo bem feito, e ao final dela, para uma análise estatística mais abrangente que permita os ajustes e acertos necessários.

Caso as metas não tenham sido alcançadas, essa é a etapa na qual precisamos descobrir o porque não chegamos ao objetivo.

-Ação (Act): A “última” etapa, na qual são aplicadas ações corretivas de modo a estar sempre e continuamente aperfeiçoando o projeto. Caso tudo tenha ocorrido de maneira correta precisamos documentar e padronizar a solução encontrada para uma boa gestão de conhecimento.

É simultaneamente fim e começo, pois após uma minuciosa apuração do que tenha causado erros anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com novas diretrizes e parâmetros. Caso as metas iniciais não tenham funcionado, recrie um ciclo PDCA.

Para o bom funcionamento do PDCA precisamos entender que ele deve ser sempre renovado e estar sendo em atividade, pois se trata de uma ferramenta de qualidade contínua, sempre buscando a melhoria, então mesmo que suas primeiras metas não tenham sido alcançadas tenha paciência e refaça o ciclo.

User badge image

Janaìna Menezes

Há mais de um mês

1- P: Planejar

Vem do inglês PLAN. No primeiro passo do ciclo, você irá criar uma estratégia que solucione os problemas previamente encontrados nas atividades.

Para isso, é preciso ter uma equipe de projetos competente responsável por essa análise, que desenvolva o planejamento de acordo com um caminho que seja viável para a empresa.

No planejamento, você escolhe quais pessoas são mais capacitadas para desenvolverem o ciclo, além de selecionar quais métodos complementares serão utilizados e quais objetivos precisam de foco naquele momento.

Assim, você poderá identificar os problemas, hierarquiza-los e criar planos de ação para soluciona-los da melhor forma possível.

2- D: Fazer

Vem do inglês DO. No segundo passo do ciclo, você vai executar o plano de ação que foi criado no passo anterior. Essa parte é crucial para o bom desenvolvimento da metodologia. Por isso, deve ser feita e analisada cautelosamente para evitar falhas e aumentar o sucesso das ações.

É importante que o Planejamento tenha sido feito detalhadamente e com calma para que não ocorram falhas no resto do processo. O Fazer é a execução do plano criado, e é também onde a equipe é treinada para que o método funcione.

É importante anotar todos os resultados (bons ou ruins) e a data de quando ocorreram, além de comunicar e treinar os colaboradores selecionados para as ações e seus prazos, podendo ser utilizadas técnicas de treinamento. Sem isso, não há como fazer PDCA passo a passo com o sucesso desejado.

3- C: Checar

Vem do inglês check. É o passo no qual a equipe checa e analisa o que foi executado e os resultados obtidos de acordo com o plano de ação.

Essa análise também pode ser desenvolvida durante todo o ciclo do plano, já que serve para a constante verificação do trabalho (se ele está sendo executado de forma correta) e também para seus resultados (quando se verifica estatisticamente seus dados, como falhas e erros.)

É importante verificar se o que foi planejado já está sendo implantado, além de comparar os resultados entre o antes e o depois e o desenvolvimento do atingimento da meta proposta.

Se os resultados colhidos na verificação não forem satisfatórios, é recomendado voltar à fase de Planejamento.

4- A: Agir

Vem do inglês act. É o último passo do ciclo, que consiste em colocar em práticas as ações corretivas dos problemas. No passo anterior (checagem), serão identificados problemas e falhas que serão corrigidos neste passo.

Quem realmente quer entender como fazer PDCA passo a passo, precisa ter em mente que esta é a hora de padronizar o processo, compartilhar o aprendizado com todos os envolvidos, refletir sobre o que pode ser alterado e fazer o PDCA girar novamente!

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes