A maior rede de estudos do Brasil

Atenção de saude

A Atenção Básica coloca-se como "porta de entrada" dos usuários no sistema de saúde, isto é, faz o atendimento inicial. Tem o objetivo de orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atenção superiores em complexidade. Funciona, assim, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas Redes de Atenção à Saúde, dos mais simples até os mais complexos.

Nesse sentido, assinale a alternativa que melhor descreve a relação da Atenção Básica com as Redes de Atenção à Saúde (RAS).

A Atenção Básica é a ordenadora da RAS, porém o fluxo é unidirecional, ou seja, há o encaminhamento, mas não é necessário o retorno a esse sistema.A porta de entrada ao serviço de saúde é um método ineficaz, já que limita o atendimento aos outros níveis de atenção.A Atenção Básica tem relação direta com todos os outros serviços da rede, permitindo o acesso e a resolutividade do sistema.A Atenção Básica encaminha apenas os serviços de média complexidade e alta complexidade.A ordenação da RAS, por parte da Atenção Básica, acontece de forma eletiva, que encaminha somente os casos mais graves, independente da necessidade.


1 resposta(s)

User badge image

Rayane Ramos

Há mais de um mês

podemos pensar

podemos pensar

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes