Buscar

Rooneu e Ostenberg (1999, p. 3) explicam sobre a certificação em saúde, e trazem que “

Rooneu e Ostenberg (1999, p. 3) explicam sobre a certificação em saúde, e trazem que “Apesar de os termos acreditação e certificação serem comumente usados como sinônimos, a acreditação normalmente se aplica a instituições, enquanto a certificação se aplica a profissionais individuais e a instituições. Quando conferida a profissionais individuais [...] esse profissional recebeu instrução e treinamento adicionais e demonstrou competência em [...] requisitos mínimos para licenciamento. [...] Quando aplicada a uma instituição, ou setor de uma instituição, como um laboratório, a certificação normalmente implica que a instituição dispõe de serviços adicionais, tecnologia ou capacidade além daquelas encontradas em instituições semelhantes.”

Dado o contexto descrito, e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta a respeito da certificação em saúde.

a - O processo de certificação tem utilidade muito limitada na maioria das organizações de saúde, pois ela se resume ao pagamento da taxa de certificação para a certificadora, a qual atesta que a organização pagou por aquela certificação.

b- Normas como a ISO 9001 e 14001 se tornaram muito utilizadas por organizações de diversos setores. Mas não são muito utilizadas em saúde, pois suas aplicações são mais adequadas para organizações industriais.

c - As certificações utilizam uma série de normas, princípios e afins que uma organização pode adotar. Mas seguir, ou não, esses princípios, é voluntário, pois a certificação se mantém enquanto a organização de saúde estiver em dia com os pagamentos para a certificadora.

d- Ao obter uma certificação, a organização tem a oportunidade de se tornar mais competitiva e aumentar sua possibilidade de sucesso no longo prazo. A organização de saúde diminui a assimetria de informação do cliente/paciente, pois é um sinal do seu nível de qualidade.

e - Um exemplo de organização certificadora é a ACSA, que apoia organizações e profissionais de saúde na divulgação da qualidade de seu trabalho. Essa organização fornece todos os serviços de marketing necessários para as divulgações focadas em melhoria da imagem da organização de saúde.

💡 2 Respostas

User badge image

Thuany Águida

Resposta Correta: Ao obter uma certificação, a organização tem a oportunidade de se tornar mais competitiva e aumentar sua possibilidade de sucesso no longo prazo. A organização de saúde diminui a assimetria de informação do cliente/paciente, pois é um sinal do seu nível de qualidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais