A maior rede de estudos do Brasil

Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está

Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no pro cesso. Os sistemas híbridos podem ser positivos e alavancadores de um desenvolvimento crescente e espiralado, envolvendo, cada vez mais, os diversos níveis da instituição.”

Assinale as afirmativas e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.

I. ( ) O ambiente hospitalar é cheio regras formais e informais, decorrentes das relações entre as diversas categorias de profissionais. Isso torna ainda mais difícil o processo de estabelecer normas e padrões, tão importantes para gestão da qualidade.

II. ( ) Na maior parte das instituições de saúde existe uma cultura aberta de divulgação de erros e outros acontecimentos que possam prejudicar o paciente, sempre em busca de melhorar a qualidade do atendimento.

III. ( ) Algumas características que influenciam a implementação, com sucesso, em organizações de saúde, diferem muito dos requisitos para excelência em saúde, questões como liderança e foco no cliente são secundárias.

IV. ( ) Organizações de saúde são mundialmente reconhecidas pelo seu nível de padronização de procedimentos operacionais, protocolos e afins. Os profissionais geralmente têm pouca autonomia nas atividades.

V. ( ) Qualquer organização é capaz de gerenciar seus erros/falhas, desde que sejam implementados mecanismos de punição para esses erros. Quando mais severa a punição, menos a ocorrência de erros.

Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.


4 resposta(s)

User badge image

Ked Machado

Há mais de um mês

R: V,F,F,F,F

R: V,F,F,F,F

User badge image

Larissa Neves

Há mais de um mês

Resposta: V, F, F, F, F

Feedback da resposta: já são consideradas como tradicionais as dificuldades para estabelecer padrões e normas nos serviços de saúde, especialmente nos hospitais. Esses ambientes são cheios de regras formais e informais pré-existentes, dificultando as iniciativas de mudança das mesmas. Essas relações vêm das interações e negociações entre os participantes na divisão do trabalho. Para tentar estabelecer qualquer padronização se deve considerar todos os profissionais, dos mais diferentes tipos, que serão afetados por essa atividade, e como negociar com eles essas mudanças.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes