Buscar

De acordo com Bittar (2000, p. 72)

De acordo com Bittar (2000, p. 72) “Em um setor como o da saúde, em que os recursos não são abundantes, a variável custo torna-se extremamente importante, pois somente a sua contenção permitirá atender o maior número de pessoas, além das implicações na qualidade. [...] os processos [...] necessitam ser avaliados e controlados quanto à sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e quanto a prevenção e redução da morbimortalidade [...] Quanto à questão da imagem, deve-se lembrar da percepção ou da satisfação daqueles que realizam os processos - os profissionais ligados diretamente à saúde, com suas condições de trabalho e de desenvolvimento pessoal.”

Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a gestão de processos em serviços de saúde.

a- Uma questão também muito discutida na gestão de processos é o aprendizado organizacional, ou seja, como as empresas podem criar universidades corporativas com cursos focados em processos.

b- Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.

c- Na organização hospitalar os processos estão presentes em todos os setores, mas é interessante dividi-los por questão de organização. Em geral eles são divididos em processos financeiros e não-financeiros.

d - Alguns fatores que facilitam a avaliação dos processos em gestão de saúde são questões como dependência da mão-de-obra, fatores ambientais, complexidade tecnológica, entre outros.

e - Quanto aos processos que existem em um ambiente hospitalar, eles podem ser divididos em processos de: pré-atendimento, admissão, cirurgia, pagamento, registro de gastos e alta, nessa ordem.

💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais