Buscar

Com relação ao processo de deglutição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

1.A deglutição resulta de um mecanismo neuromotor que tem por finalidade transportar o bolo alimentar da boca até o estômago de forma efetiva. É um procedimento complexo e dinâmico, fundamental para a nutrição e hidratação do organismo. Didaticamente, pode ser dividido nas seguintes fases: antecipatória, preparatória-oral e oral; faríngea e esofágica. Com relação ao processo de deglutição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) A fase oral é uma fase voluntária, onde a língua, principal estrutura, é responsável por empurrar o alimento do seu ápice para trás, levando o bolo alimentar em direção a faringe.

(    ) A fase faríngea é uma fase voluntária, nela, o bolo alimentar, através da pressão exercida pelo esôfago, culmina com a inibição da respiração.

(    ) Fase esofagiana é uma fase involuntária, onde o bolo alimentar é transportado do esôfago até o estômago através de movimentos peristálticos.

(    ) A fase preparatória é uma fase voluntária onde o alimento chega à boca, é triturado pelos dentes e misturado à saliva, passando a ser chamado bolo alimentar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: ALMEIDA, R. C. A.; HAQUETTE, R. C. B.; ANDRADE, I. S. N. de. Deglutição com e sem comando verbal: achados videofluoroscópicos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 3, p. 291-297, 2011.

a) V - F - V - V.

b) V - V - F - V.

c) F - F - V - V.

d) F - V - F - F.  

💡 7 Respostas

User badge image

Cecília Araújo

V F V V - letra (a)
Fase faríngea - involuntária
8
Dislike0
User badge image

Karin Vogel

letra A

4
Dislike0
User badge image

Bruna Rossi

LETRA A.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados