Buscar

atividade 4, gestão de saude unifacs

  • Conforme Bonato (2011, p. 321) “Acreditação é um método de avaliação externa da “Qualidade” dos serviços de saúde. Difundida em países de língua inglesa, antecedeu o movimento do gerenciamento da “Qualidade Total”. Seu desenvolvimento se confunde com aquele dos serviços de saúde nos Estados Unidos, exemplo mais conhecido e divulgado dessa vertente da “Qualidade”. Por ter sido desenvolvida para a saúde e dentro da sua realidade, envolveu, sobretudo, a corporação médica. Essas características tendem a diminuir as resistências observadas no setor para a adoção de métodos de avaliação.”
  • BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que traz a informação correta quanto a acreditação em saúde.Resposta Selecionada: A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora.
  • Resposta Correta: A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: a acreditação hospitalar é um processo voluntário que busca que as organizações de serviços de saúde adotem uma cultura da qualidade. Durante todo o processo a organização acreditadora realiza um processo de avaliação da qualidade dos serviços da organização candidata, analisando e atestando o a qualidade dos serviços da instituição, por meio de padrões de qualidade previamente definidos.

Pergunta 2

  • 1 em 1 pontos
  • Para Mattos e Toledo (1998, p. 313) “A existência de um Sistema de Custos da Qualidade (SCQ) não é um requisito para certificação do sistema da qualidade, mas, ao que tudo indica, uma empresa certificada possui um ambiente mais propício para implantação desta ferramenta de gestão. Esse ambiente favorável seria dado pela explicitação e sistematização das atividades por garantia integral, pela existência de informações sobre o desempenho em qualidade nos processos da empresa, e também pela necessidade da Alta Administração de dispor de informações para análise do desempenho e da eficácia global do sistema da qualidade existente.”
  • MATTOS, J. C.; TOLEDO, J. C. Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000. Gestão & Produção , v. 5, n. 3, p. 312-324, 1998. P.313. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a11v5n3 . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Conforme o texto apresentado, e o conteúdo estudado ao longo desta unidade, assinale a alternativa correta a respeito dos custos da qualidade.Resposta Selecionada: Os custos de prevenção, como o nome já diz, trata dos custos de todos os esforços para que as falhas/erros não ocorram e, consequentemente, não cheguem ao consumidor. Entre eles estão diversas atividades de mensuração e controle da qualidade.
  • Resposta Correta: Os custos de prevenção, como o nome já diz, trata dos custos de todos os esforços para que as falhas/erros não ocorram e, consequentemente, não cheguem ao consumidor. Entre eles estão diversas atividades de mensuração e controle da qualidade.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: a gestão da qualidade gera custos, nisso, os custos de prevenção são aqueles relacionados ao investimento em design e no desenvolvimento de novos equipamentos para a qualidade. Esses gastos contemplam os investimentos feitos para evitar que produtos não conformes ocorram e alcancem os consumidores. Entre eles entram atividades de mensuração, controle de qualidade, entre outros.

Pergunta 3

  • 1 em 1 pontos
  • “Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já organizada e segura da pessoa. Isso provoca um desequilíbrio interno, que, geralmente, deflagra reações imediatas, de modo a restabelecer o estado anterior de equilíbrio [...] Mesmo quando reconhecidamente necessárias, as mudanças rápidas e de grande impacto dificilmente são consensuais e geram pouco comprometimento [...] são quase sempre traumáticas, provocando grande resistência, ressentimentos, mágoas e, até mesmo, boicotes (FONSECA, 2000).”
  • GUIMARÃES, R. S. et al . Gestão da Mudança: uma alternativa para a avaliação do impacto da mudança organizacional. Revista de Administração FACES Journal , [Belo Horizonte], v. 10, n. 1, p. 95-113, 2011. Disponível em:
  • https://www.redalyc.org/pdf/1940/194019752006.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
  • I. ( ) O gerenciamento de mudanças é uma questão secundária na gestão das organizações, o futuro pode ser como a organização quer, desde que ela se mantenha com bons resultados.
  • II. ( ) A organização precisa mudar para atingir seu melhor estado possível, visualizar onde quer chegar e como chegará lá. Não é possível fazer isso sem gerenciar as mudanças.
  • III. ( ) Os três estágios do modelo de Lewin para gestão da mudança são: recongelamento, congelamento e mudança, nessa ordem.
  • IV. ( ) Após a finalização da mudança planejada, os novos procedimentos, práticas e afins se encaixam normalmente na rotina da organização. Então não é necessário preocupação da gestão quanto a essa etapa.
  • V. ( ) Mudanças organizacionais não precisam de preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa, basta boa vontade da gestão.
  • Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.Resposta Selecionada: F, V, F, F, F.
  • Resposta Correta: F, V, F, F, F.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: o gerenciamento de mudanças busca que a organização atinja seu estado ideal, o melhor que a organização pode ser. A empresa deve criar uma visão de onde quer chegar e capacitar os indivíduos para se tornaram agentes de mudança para alcançar essa visão. As mudanças são necessárias para isso, não há como uma organização atingir melhores resultados, novos mercados e afins se não estiver disposta a gerenciar as mudanças necessárias.

Pergunta 4

  • 1 em 1 pontos
  • Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no pro cesso. Os sistemas híbridos podem ser positivos e alavancadores de um desenvolvimento crescente e espiralado, envolvendo, cada vez mais, os diversos níveis da instituição.”
  • BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Assinale as afirmativas e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
  • I. ( ) O ambiente hospitalar é cheio regras formais e informais, decorrentes das relações entre as diversas categorias de profissionais. Isso torna ainda mais difícil o processo de estabelecer normas e padrões, tão importantes para gestão da qualidade.
  • II. ( ) Na maior parte das instituições de saúde existe uma cultura aberta de divulgação de erros e outros acontecimentos que possam prejudicar o paciente, sempre em busca de melhorar a qualidade do atendimento.
  • III. ( ) Algumas características que influenciam a implementação, com sucesso, em organizações de saúde, diferem muito dos requisitos para excelência em saúde, questões como liderança e foco no cliente são secundárias.
  • IV. ( ) Organizações de saúde são mundialmente reconhecidas pelo seu nível de padronização de procedimentos operacionais, protocolos e afins. Os profissionais geralmente têm pouca autonomia nas atividades.
  • V. ( ) Qualquer organização é capaz de gerenciar seus erros/falhas, desde que sejam implementados mecanismos de punição para esses erros. Quando mais severa a punição, menos a ocorrência de erros.
  • Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.Resposta Selecionada: V, F, F, F, F.
  • Resposta Correta: V, F, F, F, F.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: já são consideradas como tradicionais as dificuldades para estabelecer padrões e normas nos serviços de saúde, especialmente nos hospitais. Esses ambientes são cheios de regras formais e informais pré-existentes, dificultando as iniciativas de mudança das mesmas. Essas relações vêm das interações e negociações entre os participantes na divisão do trabalho. Para tentar estabelecer qualquer padronização se deve considerar todos os profissionais, dos mais diferentes tipos, que serão afetados por essa atividade, e como negociar com eles essas mudanças.

Pergunta 5

  • 1 em 1 pontos
  • Para Hammer e Champy (1994 apud
  • TURRA, JULIANI, SALLA, 2018, p. 48), “o processo empresarial pode ser definido como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, que gera uma saída de valor para o cliente. Assim, a entrega dos produtos ao cliente pode ser considerada o valor criado pelo processo. Com um pensamento semelhante, Davenport (1994) conceitua o processo como um conjunto de atividades ordenadas no tempo e no espaço, com começo e fim, entradas e saídas, destinadas a resultar num produto para o cliente ou mercado”.
  • TURRA, M. E. D.; JULIANI, L. I.; SALLA, N. M. C. G. Gestão de Processos de Negócio – BPM: Um Estudo Bibliométrico sobre a Produção Científica Nacional. Revista Administração em Diálogo , [São Paulo], v. 20, n. 3, p. 46-68, 2018. Disponível em: http://ken.pucsp.br/rad/article/view/36961/26528 . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Analise as afirmativas a seguir a marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
  • I. ( ) Não é incomum que as empresas tenham dificuldades para implementar a gestão de processos. Muitas vezes isso se dá pela falta de alinhamento entre as melhorias propostas e os objetivos e necessidades da empresa. Também é comum que a gestão falhe em fazer a integração entre o que o mercado quer e as decisões da empresa.
  • II. ( ) A gestão de processos foi criada tendo como base a organização industrial. Sendo hospitais, e outras organizações de saúde, organizações profissionais, o uso da gestão de processos não é adequada a esse ambiente.
  • III. ( ) A gestão de processos poder ser muito útil para questões como a gestão da qualidade em saúde, mas suas aplicações são limitadas. Questões como segurança do paciente e riscos devem ser trabalhadas via gestão de projetos.
  • IV. ( ) O uso da gestão por processos nas organizações tem duas etapas importantes: a mensuração dos resultados dos processos e a avaliação das pessoas envolvidas.
  • V. ( ) O nível de gestão de processos em uma empresa se dá pela existência de processos estruturados e sua padronização. Quanto mais estruturados e mais padronizados, maior o nível de maturidade.
  • Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.Resposta Selecionada: V, F, F, F, V.
  • Resposta Correta: V, F, F, F, V.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: na gestão de processos é comum a dificuldade de alinhamento entre as tentativas de melhorias, os objetivos e as necessidades da empresa. Também falta gestão que integre as decisões organizacionais com as necessidades do mercado e agregue valor aos produtos/serviços. Quando uma empresa consegue integrar a sua gestão de processos e suas decisões com as necessidades dos clientes, gera ainda mais valor e se torna mais competitiva. Quanto ao nível de maturidade, quanto maior, mais padronizado e automático é o modo como o processo é realizado, preferencialmente sempre da mesma forma e com o mesmo resultado.

Pergunta 6

  • 1 em 1 pontos
  • De acordo com Bittar (2000, p. 72) “Em um setor como o da saúde, em que os recursos não são abundantes, a variável custo torna-se extremamente importante, pois somente a sua contenção permitirá atender o maior número de pessoas, além das implicações na qualidade. [...] os processos [...] necessitam ser avaliados e controlados quanto à sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e quanto a prevenção e redução da morbimortalidade [...] Quanto à questão da imagem, deve-se lembrar da percepção ou da satisfação daqueles que realizam os processos - os profissionais ligados diretamente à saúde, com suas condições de trabalho e de desenvolvimento pessoal.”
  • BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira , São Paulo, v. 46, n. 1, p. 70-76, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100011 . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a gestão de processos em serviços de saúde.Resposta Selecionada: Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.
  • Resposta Correta: Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: as organizações de saúde são organizações profissionais, é uma organização do trabalho baseada na autonomia de grupos de especialistas. Essa é a principal característica que a difere da manufatura, e também vista como um obstáculo às mudanças, que podem diminuir a autonomia profissional. É comum uma resistência dessas organizações a adotar práticas da gestão de processos.

Pergunta 7

  • 1 em 1 pontos
  • De acordo com Moysés Filho (2015, s./p.) “Para se elaborar um planejamento estratégico existem inúmeras propostas metodológicas. Para que os objetivos sejam alcançados as orientações estratégicas são elaboradas e realizadas de forma integrada com seus respectivos planos de ação. [...] Planejamento e gestão estratégica, quando trabalhados adequadamente, propiciam que uma organização de saúde melhore sua posição no ambiente em que estiver atuando”.
  • MOYSÉS, J. F. Planejamento e gestão estratégica em organizações de saúde . São Paulo: Editora FGV, 2015.
  • Assinale as afirmativas a seguir a respeito do planejamento estratégico em serviços de saúde.
  • I. Ao determinar sua estratégia de serviços, o hospital escolhe quais são os serviços que vai oferecer, tanto na internação quanto ambulatorial. Isso é importante pois afeta questões como estrutura física, equipamentos, recursos humanos, entre outros.
  • II. O planejamento estratégico em um hospital pode ser realizado em nível corporativo (diversos hospitais, clínicas e afins). Se realizado para a corporação, ele pode ser dividido em planejamentos menores, desde que eles sejam capazes de competir entre si, de modo a ganhar mais mercado.
  • III. As quatro estratégias mais comuns para hospitais são: concentrado, especialista em emergências, especialista em serviços e superespecialista.
  • IV. Ao decidir os serviços em que vai competir, o hospital trata de sua estratégia operacional. A estratégia operacional foca em decidir quais planos de saúde irá atender e o percentual de pacientes SUS.
  • V. Hospitais são organizações profissionais, que se destacam pelo alto nível de capacitação de seus recursos humanos, mas é necessária uma estratégia para integrar as atividades e objetivos de todos.
  • Observe as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta as afirmativas corretas.Resposta Selecionada: I e V.
  • Resposta Correta: I e V.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: a estratégia de negócios define os serviços, para fornecer e como competir neles, como os tipos de serviços de internação e ambulatorial, bem como outras atividades para a comunidade, como programas de bem-estar. Cada estratégia gera impactos específicos na operação do hospital e em sua relação com o ambiente. Ainda que os profissionais de diversas áreas do hospital tenham alto nível de autonomia, uma estratégia única é necessária para guiar os esforços dos mesmos, além de definir outras questões importantes, como os investimentos a serem realizados.

Pergunta 8

  • 1 em 1 pontos
  • Conforme Gutierrez (1999, apud
  • ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”
  • ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação , Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, 2003. Disponível em:  https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000100002&script=sci_arttext . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.Resposta Selecionada: As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.
  • Resposta Correta: As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: existem diversas etapas para a tomada de decisões nas organizações, sendo elas: identificar o problema sobre o qual será decidido, reunir o conjunto de dados relevantes para analisar as causas e as consequências do problema em questão, investigar as possíveis soluções alternativas para o problema, avaliar as alternativas disponíveis, selecionar a solução mais adequada para o problema, implementar a solução escolhida dentre as alternativas e avaliar os resultados da decisão.

Pergunta 9

  • 1 em 1 pontos
  • Rooneu e Ostenberg (1999, p. 3) explicam sobre a certificação em saúde, e trazem que “Apesar de os termos acreditação e certificação serem comumente usados como sinônimos, a acreditação normalmente se aplica a instituições, enquanto a certificação se aplica a profissionais individuais e a instituições. Quando conferida a profissionais individuais [...] esse profissional recebeu instrução e treinamento adicionais e demonstrou competência em [...] requisitos mínimos para licenciamento. [...] Quando aplicada a uma instituição, ou setor de uma instituição, como um laboratório, a certificação normalmente implica que a instituição dispõe de serviços adicionais, tecnologia ou capacidade além daquelas encontradas em instituições semelhantes.”
  • ROONEY, A. L.; OSTENBERG, P. Licenciamento, acreditação e certificação: abordagens à qualidade de serviços de saúde. Projeto de Garantia de Qualidade, Centro dos Serviços Humanos-CHS . USA: USAID, 1999. Disponível em: https://usaidassist.org/sites/assist/files/licenciamento_acreditacao_certificacao_2000.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Dado o contexto descrito, e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta a respeito da certificação em saúde.Resposta Selecionada: Ao obter uma certificação, a organização tem a oportunidade de se tornar mais competitiva e aumentar sua possibilidade de sucesso no longo prazo. A organização de saúde diminui a assimetria de informação do cliente/paciente, pois é um sinal do seu nível de qualidade.
  • Resposta Correta: Ao obter uma certificação, a organização tem a oportunidade de se tornar mais competitiva e aumentar sua possibilidade de sucesso no longo prazo. A organização de saúde diminui a assimetria de informação do cliente/paciente, pois é um sinal do seu nível de qualidade.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: recentemente, a obtenção de certificações de sistemas de gestão se tornou fundamental para alcançar a competitividade das empresas, inclusive em organizações de saúde. As empresas consideram que o sucesso a longo prazo depende de sua capacidade de melhorar suas operações, se reorganizar e enfrentar os desafios que o ambiente em rápida mudança lhes impõe, a obtenção de determinadas certificações passou a ser vista como um caminho para isso.

Pergunta 10

  • 1 em 1 pontos
  • “A construção dos conceitos de “Qualidade” envolve uma multiplicidade de variáveis, assinalando setores e tendências predominantes, em um dado contexto de trabalho Constata-se, na literatura específica e na prática, a existência de diferentes abordagens para “Qualidade”. Algumas valorizam a produtividade e o equilíbrio da organização, outras estão mais voltadas ao desenvolvimento do potencial humano. Tais tendências mostram-se presentes nos planos e ações das organizações, que atuam no segmento saúde, independentemente do seu porte.”
  • BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  • Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta a respeito da qualidade.Resposta Selecionada: Uma das visões mais modernas da qualidade é a qualidade como valor para o preço, é um conceito que se volta para o que o consumidor/cliente percebe como valor, e o que a empresa pode entregar dentro desse critério. Quanto mais valor, em relação ao preço, a empresa for capaz de entregar, maior a percepção de qualidade por parte do cliente.
  • Resposta Correta: Uma das visões mais modernas da qualidade é a qualidade como valor para o preço, é um conceito que se volta para o que o consumidor/cliente percebe como valor, e o que a empresa pode entregar dentro desse critério. Quanto mais valor, em relação ao preço, a empresa for capaz de entregar, maior a percepção de qualidade por parte do cliente.
  • Feedback da resposta:Resposta correta: quando tratamos de qualidade como valor para o preço, a gestão não olha apenas a conformidade com as especificações ou as expectativas do cliente, mas uma combinação de fatores econômicos e mercadológicos. A qualidade, como valor para o preço, é o quanto o consumidor percebe que recebeu em valor pelo desembolso financeiro. Ou seja, quanto mais ele perceber que recebeu de atributos em relação ao desembolso, o produto/serviço será percebido como tendo maior qualidade.


💡 16 Respostas

User badge image

Nilsa Nilsa

Pergunta 11 em 1 pontos Conforme Gutierrez (1999, apud ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação , Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, 2003. Disponível em:  https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000100002&script=sci_arttext . Acesso em: 20 jul. 2020.Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis. Resposta Correta: As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis. Comentário da resposta: Resposta correta: existem diversas etapas para a tomada de decisões nas organizações, sendo elas: identificar o problema sobre o qual será decidido, reunir o conjunto de dados relevantes para analisar as causas e as consequências do problema em questão, investigar as possíveis soluções alternativas para o problema, avaliar as alternativas disponíveis, selecionar a solução mais adequada para o problema, implementar a solução escolhida dentre as alternativas e avaliar os resultados da decisão. Pergunta 20 em 1 pontos Estudos de Spee e Jarzabkowski (2009 apud NEIS, PEREIRA, MACCARI, 2017, p. 482) comprovaram que a implementação do processo de planejamento estratégico consegue relacionar as diversas unidades da organização. “[...] Sabe-se que para a execução bem-sucedida da estratégia é necessário que ela seja reconhecida e legitimada pelos diversos membros e grupos de interesses componentes da organização, e por meio dessas interações é possível até mesmo perpassar as fronteiras dos departamentos ou unidades, através da distribuição do poder hierárquico e da divisão das tarefas e unidades.”NEIS, D. F.; PEREIRA, M. F.; MACCARI, E. A. Processo de planejamento estratégico e estrutura organizacional: impactos, confluências e similaridades. Brazilian Business Review , [Vitória], v. 14, n. 5, p. 479-492, 2017. Disponível em: http://www.bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/63/97 . Acesso em: 20 jul. 2020.Analise as afirmativas a seguir com base na contextualização e no estudo desta unidade. I. Algumas das etapas do planejamento estratégico são estabelecer a missão da empresa e sua visão para o futuro, analisar as forças e fraquezas da organização e oportunidades e ameaças do ambiente externo. Também deve considerar avaliar os resultados e rever o que for necessário no planejamento. II. A análise SWOT consiste em verificar como a empresa pode aprender com seus concorrentes, quais práticas e estratégias eles usam que poderiam ser benéficas para a organização. III. A missão trata de onde queremos chegar, o que a organização quer ser no futuro. Deve ser detalhada, com todas as metas a serem alcançadas e indicadores. IV. Os valores tratam da identidade da empresa, são regras de estabelecem como a organização se comporta em determinadas situações.V. A análise do ambiente externo busca entender como o que está fora da empresa pode afetar suas atividades, como concorrentes, clientes, entre outros.Agora, assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas. Resposta Selecionada: I, II e III. Resposta Correta: I, IV e V. Comentário da resposta: Resposta incorreta: a SWOT, é um acrônimo formado por pontos fortes (S), pontos fracos (W), oportunidades (O) e ameaças (T). A análise externa identifica as oportunidades oferecidas pelo ambiente que a organização de saúde deve aproveitar e usar para projetar seus planos de ação, além de ameaças à organização de saúde, as quais deve se proteger e minimizar seu impacto potencial. A análise interna identifica pontos fracos, questões que o a organização de saúde deve tentar limitar ou corrigir. Pontos fortes devem ser consolidados e desenvolvidos. A missão define o objetivo final da organização, sua razão de existir, deve ser compartilhada por toda a organização. Pergunta 31 em 1 pontos Conforme Gonçalves (2000 apud MEINE, et al , 2015, p. 28) “nas empresas de prestação de serviços, a conceituação de processo é de fundamental importância, tendo em vista que as atividades nem sempre tem visibilidade para o cliente ou mesmo para quem as realiza. Ademais, salienta o autor, com processos cada vez mais intelectuais, os produtos ou serviços têm valores mais intangíveis, nos quais não se consegue visualizar o número de processos envolvidos. Mostra-se, assim, a importância do mapeamento, da descrição e da padronização de processos, para promover a melhoria contínua dos mesmos, visando reduzir a variabilidade e os custos, e eliminar os desperdícios e o retrabalho.”MEINE, M. M. A. et al . Mapeamento de processos em uma farmácia hospitalar: ferramenta para gestão e melhoria da qualidade. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde , São Paulo, v. 6, n. 3, p. 28, 2015. Disponível em: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/233 . Acesso em: 20 jul. 2020.Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a maturidade dos processos. Resposta Selecionada: Quanto ao nível de maturidade dos processos em uma organização, existem três questões devem ser consideradas: a evolução dos controles de processos, como esses controles estão em relação ao mercado, e o nível de abrangência do sistema de gestão da organização. Resposta Correta: Quanto ao nível de maturidade dos processos em uma organização, existem três questões devem ser consideradas: a evolução dos controles de processos, como esses controles estão em relação ao mercado, e o nível de abrangência do sistema de gestão da organização. Comentário da resposta: Resposta correta: a análise do nível de maturidade dos processos nos mostra como os processos são realizados, em geral, é feita por três perspectivas: se os controles estão evoluindo, ou seja, se a gestão está evoluindo com o tempo; se os controles estão mais ou menos evoluídos em relação ao mercado e; se o sistema de gestão é mais ou menos abrangente. Quanto maior o nível de maturidade, mais estruturados e automatizados são os processos da organização. Pergunta 41 em 1 pontos Para Pisco e Biscaia (2001, p. 43) “A qualidade na saúde surge hoje como uma exigência de todos os envolvidos nos cuidados de saúde, sendo vista como um seu atributo essencial. Esta afirmação tão simples não reflete as dificuldades e o já longo trajeto da qualidade na saúde, quer em termos de conceitos, quer de evolução metodológica. Em relação aos conceitos, a sua evolução tem levado a que diversos autores proponham diferentes definições, que refletem quer as suas diferentes perspectivas de abordagem, quer a necessidade sentida de adequar estes conceitos de qualidade, na sua maioria com origem na indústria, às especificidades da saúde.” PISCO, L.; BISCAIA, J. Qualidade de cuidados de saúde primários. Rev. Port. Saúde Pública , v. 2, p. 43-51, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266584295_Qualidade_de_cuidados_de_saude_primarios . Acesso em: 20 jul. 2020.Com base no texto apresentado e no conteúdo estudado na unidade, avalie as alternativas a seguir e assinale a que traz a informação correta quanto a gestão de qualidade. Resposta Selecionada: É tradicional que no setor de saúde profissionais percebam os benefícios e adotem sem grandes problemas os conceitos de gestão da qualidade. Resposta Correta: É tradicional que no setor de saúde profissionais percebam os benefícios e adotem sem grandes problemas os conceitos de gestão da qualidade. Comentário da resposta: Resposta correta: quanto uma organização não é capaz de fazer uma gestão adequada da qualidade, gera-se muitos impactos, como deixar de utilizar metas/medidas, diretrizes, não ter as economias de escala esperadas, as ações acabam sendo tomadas sempre em curto prazo, além de desconhecimento de custos, carência de ações de inovação, alta incidência de retrabalho, entre outros. Apesar de gerar alguns custos em questões específicas, a gestão da qualidade traz diversos benefícios que podem ser aproveitados pela organização. Pergunta 51 em 1 pontos “Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já organizada e segura da pessoa. Isso provoca um desequilíbrio interno, que, geralmente, deflagra reações imediatas, de modo a restabelecer o estado anterior de equilíbrio [...] Mesmo quando reconhecidamente necessárias, as mudanças rápidas e de grande impacto dificilmente são consensuais e geram pouco comprometimento [...] são quase sempre traumáticas, provocando grande resistência, ressentimentos, mágoas e, até mesmo, boicotes (FONSECA, 2000).”GUIMARÃES, R. S. et al . Gestão da Mudança: uma alternativa para a avaliação do impacto da mudança organizacional. Revista de Administração FACES Journal , [Belo Horizonte], v. 10, n. 1, p. 95-113, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1940/194019752006.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas. I. ( ) O gerenciamento de mudanças é uma questão secundária na gestão das organizações, o futuro pode ser como a organização quer, desde que ela se mantenha com bons resultados. II. ( ) A organização precisa mudar para atingir seu melhor estado possível, visualizar onde quer chegar e como chegará lá. Não é possível fazer isso sem gerenciar as mudanças. III. ( ) Os três estágios do modelo de Lewin para gestão da mudança são: recongelamento, congelamento e mudança, nessa ordem. IV. ( ) Após a finalização da mudança planejada, os novos procedimentos, práticas e afins se encaixam normalmente na rotina da organização. Então não é necessário preocupação da gestão quanto a essa etapa. V. ( ) Mudanças organizacionais não precisam de preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa, basta boa vontade da gestão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta. Resposta Selecionada: F, V, F, F, F. Resposta Correta: F, V, F, F, F. Comentário da resposta: Resposta correta: o gerenciamento de mudanças busca que a organização atinja seu estado ideal, o melhor que a organização pode ser. A empresa deve criar uma visão de onde quer chegar e capacitar os indivíduos para se tornaram agentes de mudança para alcançar essa visão. As mudanças são necessárias para isso, não há como uma organização atingir melhores resultados, novos mercados e afins se não estiver disposta a gerenciar as mudanças necessárias. Pergunta 61 em 1 pontos Conforme Ferreira (2004 apud CAVALCANTI, BIANCOLINO, MARTENS, 2014, p. 252) “Para que a qualidade de um dado produto ou serviço seja garantida, é necessária a participação e integração de todos os setores técnicos e administrativos de uma organização [...] num processo sistemático de verificação para certificar que a inspeção da qualidade e as operações de controle da qualidade estão sendo conduzidas de maneira correta [...] Nesse sentido, a Gestão da Qualidade envolve a qualidade do produto ou do serviço, sendo que a qualidade pode ser entendida como um conjunto de atributos ou elementos que compõem o produto ou o serviço”. CAVALCANTI, A. C. F.; BIANCOLINO, C. A.; MARTENS, C. D. P. Análise da gestão da qualidade nas aquisições de produtos e serviços de saúde de um hospital público de São Paulo. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde , v. 11, n. 4, p. 247-265, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/2166 . Acesso em: 20 jul. 2020.Agora, com base nos seus conhecimentos e no conteúdo apresentado, assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: Quando tratamos da qualidade do design, a qualidade é definida através da criação de produtos/serviços que apresentem os atributos necessários para atender às expectativas dos clientes. Ou seja, o foco dessa definição é a expectativa do cliente. Resposta Correta: Quando tratamos da qualidade do design, a qualidade é definida através da criação de produtos/serviços que apresentem os atributos necessários para atender às expectativas dos clientes. Ou seja, o foco dessa definição é a expectativa do cliente. Comentário da resposta: Resposta correta: o conceito de qualidade do design é voltado para percepção e expectativas do cliente, o que ele espera do produto/serviço. Nessa linha de pensamento, os produtos e serviços são preparados para apresentar os atributos necessários para atender às expectativas dos clientes. Envolve aspectos visuais, mas também pode tratar de questões como usabilidade, utilidade e simplificação das interações do cliente com o produto/serviço. Pergunta 71 em 1 pontos Para Mattos e Toledo (1998, p. 313) “A existência de um Sistema de Custos da Qualidade (SCQ) não é um requisito para certificação do sistema da qualidade, mas, ao que tudo indica, uma empresa certificada possui um ambiente mais propício para implantação desta ferramenta de gestão. Esse ambiente favorável seria dado pela explicitação e sistematização das atividades por garantia integral, pela existência de informações sobre o desempenho em qualidade nos processos da empresa, e também pela necessidade da Alta Administração de dispor de informações para análise do desempenho e da eficácia global do sistema da qualidade existente.” MATTOS, J. C.; TOLEDO, J. C. Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000. Gestão & Produção , v. 5, n. 3, p. 312-324, 1998. P.313. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a11v5n3 . Acesso em: 20 jul. 2020.Conforme o texto apresentado, e o conteúdo estudado ao longo desta unidade, assinale a alternativa correta a respeito dos custos da qualidade. Resposta Selecionada: Os custos de prevenção, como o nome já diz, trata dos custos de todos os esforços para que as falhas/erros não ocorram e, consequentemente, não cheguem ao consumidor. Entre eles estão diversas atividades de mensuração e controle da qualidade. Resposta Correta: Os custos de prevenção, como o nome já diz, trata dos custos de todos os esforços para que as falhas/erros não ocorram e, consequentemente, não cheguem ao consumidor. Entre eles estão diversas atividades de mensuração e controle da qualidade. Comentário da resposta: Resposta correta: a gestão da qualidade gera custos, nisso, os custos de prevenção são aqueles relacionados ao investimento em design e no desenvolvimento de novos equipamentos para a qualidade. Esses gastos contemplam os investimentos feitos para evitar que produtos não conformes ocorram e alcancem os consumidores. Entre eles entram atividades de mensuração, controle de qualidade, entre outros. Pergunta 81 em 1 pontos Para Hammer e Champy (1994 apud TURRA, JULIANI, SALLA, 2018, p. 48), “o processo empresarial pode ser definido como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, que gera uma saída de valor para o cliente. Assim, a entrega dos produtos ao cliente pode ser considerada o valor criado pelo processo. Com um pensamento semelhante, Davenport (1994) conceitua o processo como um conjunto de atividades ordenadas no tempo e no espaço, com começo e fim, entradas e saídas, destinadas a resultar num produto para o cliente ou mercado”.TURRA, M. E. D.; JULIANI, L. I.; SALLA, N. M. C. G. Gestão de Processos de Negócio – BPM: Um Estudo Bibliométrico sobre a Produção Científica Nacional. Revista Administração em Diálogo , [São Paulo], v. 20, n. 3, p. 46-68, 2018. Disponível em: http://ken.pucsp.br/rad/article/view/36961/26528 . Acesso em: 20 jul. 2020.Analise as afirmativas a seguir a marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas. I. ( ) Não é incomum que as empresas tenham dificuldades para implementar a gestão de processos. Muitas vezes isso se dá pela falta de alinhamento entre as melhorias propostas e os objetivos e necessidades da empresa. Também é comum que a gestão falhe em fazer a integração entre o que o mercado quer e as decisões da empresa. II. ( ) A gestão de processos foi criada tendo como base a organização industrial. Sendo hospitais, e outras organizações de saúde, organizações profissionais, o uso da gestão de processos não é adequada a esse ambiente. III. ( ) A gestão de processos poder ser muito útil para questões como a gestão da qualidade em saúde, mas suas aplicações são limitadas. Questões como segurança do paciente e riscos devem ser trabalhadas via gestão de projetos. IV. ( ) O uso da gestão por processos nas organizações tem duas etapas importantes: a mensuração dos resultados dos processos e a avaliação das pessoas envolvidas. V. ( ) O nível de gestão de processos em uma empresa se dá pela existência de processos estruturados e sua padronização. Quanto mais estruturados e mais padronizados, maior o nível de maturidade. Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta. Resposta Selecionada: V, F, F, F, V. Resposta Correta: V, F, F, F, V. Comentário da resposta: Resposta correta: na gestão de processos é comum a dificuldade de alinhamento entre as tentativas de melhorias, os objetivos e as necessidades da empresa. Também falta gestão que integre as decisões organizacionais com as necessidades do mercado e agregue valor aos produtos/serviços. Quando uma empresa consegue integrar a sua gestão de processos e suas decisões com as necessidades dos clientes, gera ainda mais valor e se torna mais competitiva. Quanto ao nível de maturidade, quanto maior, mais padronizado e automático é o modo como o processo é realizado, preferencialmente sempre da mesma forma e com o mesmo resultado. Pergunta 91 em 1 pontos Conforme Bonato (2011, p. 321) “Acreditação é um método de avaliação externa da “Qualidade” dos serviços de saúde. Difundida em países de língua inglesa, antecedeu o movimento do gerenciamento da “Qualidade Total”. Seu desenvolvimento se confunde com aquele dos serviços de saúde nos Estados Unidos, exemplo mais conhecido e divulgado dessa vertente da “Qualidade”. Por ter sido desenvolvida para a saúde e dentro da sua realidade, envolveu, sobretudo, a corporação médica. Essas características tendem a diminuir as resistências observadas no setor para a adoção de métodos de avaliação.” BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que traz a informação correta quanto a acreditação em saúde. Resposta Selecionada: A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora. Resposta Correta: A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora. Comentário da resposta: Resposta correta: a acreditação hospitalar é um processo voluntário que busca que as organizações de serviços de saúde adotem uma cultura da qualidade. Durante todo o processo a organização acreditadora realiza um processo de avaliação da qualidade dos serviços da organização candidata, analisando e atestando o a qualidade dos serviços da instituição, por meio de padrões de qualidade previamente definidos. Pergunta 101 em 1 pontos De acordo com Bittar (2000, p. 72) “Em um setor como o da saúde, em que os recursos não são abundantes, a variável custo torna-se extremamente importante, pois somente a sua contenção permitirá atender o maior número de pessoas, além das implicações na qualidade. [...] os processos [...] necessitam ser avaliados e controlados quanto à sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e quanto a prevenção e redução da morbimortalidade [...] Quanto à questão da imagem, deve-se lembrar da percepção ou da satisfação daqueles que realizam os processos - os profissionais ligados diretamente à saúde, com suas condições de trabalho e de desenvolvimento pessoal.”BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira , São Paulo, v. 46, n. 1, p. 70-76, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100011 . Acesso em: 20 jul. 2020.Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a gestão de processos em serviços de saúde. Resposta Selecionada: Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza. Resposta Correta: Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza. Comentário da resposta: Resposta correta: as organizações de saúde são organizações profissionais, é uma organização do trabalho baseada na autonomia de grupos de especialistas. Essa é a principal característica que a difere da manufatura, e também vista como um obstáculo às mudanças, que podem diminuir a autonomia profissional. É comum uma resistência dessas organizações a adotar práticas da gestão de processos.
3
Dislike0
User badge image

Jean Enri

o armazenamen.....


1
Dislike0
User badge image

Renata Farias

iss aí

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais