Buscar

Atividade de quimica

 O carbonato de sódio, Na2CO3, é um padrão primário utilizado na padronização de soluções de HCl, empregando-se alaranjado de metila para sinalizar o ponto final da titulação. Para titular 2,050 g de carbonato de sódio foram utilizados 39,5 mL de solução de HCl 1mol/L.


a)Calcule a concentração molar real e o fator de correção da solução de HCl.


b) O que é um padrão primário? Cite quatro pré-requisitos que um composto deve apresentar para ser considerado um padrão primário.

 O ácido nítrico (HNO3) é uma importante matéria prima na fabricação de fertilizantes (nitratos), este ácido reage com hidróxido de Bário formando Nitrato de Bário Ba(NO3)2. Uma solução de 25mL de Ba(OH)2 foi titulada com uma solução de HNO3 0,75 mol/L e o volume gasto foi de 4,8 mL. Determine a concentração da solução de Ba(OH)2.


 Uma amostra de 1,068 g de KOH impuro foi dissolvida em água, obtendo-se 200 mL de solução. Se 20,0 mL dessa solução foram titulados até o ponto estequiométrico com 14,8 mL de HCl 0,100 mol/L e fc=1, 0756. Qual é a porcentagem de pureza da amostra original?


 O conservante ácido benzóico é empregado em diversas conservas de alimentos como aditivo químico. A legislação permite 50 ppm (mg/kg) no máximo. Uma análise de uma conserva de carne para determinar este conservante foi realizada. Foi pesada 30,5432 g de amostra e agitado com água por 2 h em agitação magnética e aquecimento e depois de transferido para um balão de 100 mL e completado. Uma alíquota de 50 mL foi titulada com NaOH 0,001 M e fc – 0,9735 e gastou-se um volume de 7,5 mL. O alimento está dentro ou fora da legislação?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image