Buscar

métodos e técnicas para o estudo e trabalho em grupo

Escuta, observação, interpretação e relato constituem-se em ferramentas importantes no trabalho do/da Assistente Social, pois, juntas, constroem um processo de intervenção, seja na pesquisa ou na assistência. A escuta deve ser realizada de maneira empática e sem julgamentos; é essencial à observação, para os processos ao redor serem captados. 

Por meio da escuta, capta-se o dito e, da observação, o não dito em palavras, mas dito em gestos e/ou atos. A decodificação dessas duas ferramentas, baseada em critérios técnicos e científicos, deve resultar na interpretação desses fatos, que devem ser registrados, pois o não há sentido em escutar, ouvir, interpretar, se não realizar o registro. O registro será um forma de acompanhamento e de materializar todo o processo de trabalho realizado.

Imagine que você é assistente social do CRAS e realiza o grupo com as famílias que participam do Serviço de Proteção Integral a Família (PAIF).


💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Malatesta

Padrão de resposta esperado

Como trata-se de um grupo semanal, o ideal é trabalhar coletivamente as situações que eles trouxerem da semana, intercalados com temas de necessidade e interesse do grupo.

Quanto as ferramentas apresentadas para o trabalho do Assistente Social na condução do grupo, se pode realizar a seguinte proposta para utilizar tais ferramentas: A escuta e observação farão parte de todo o processo, pois o profissional precisa ficar atento ao que e dito para disparar perguntas que direcionem para o objetivo do grupo, bem como, para fazer perguntas disparadoras de reflexão.

A observação irá complementar essa escuta, pois mesmo que a pessoa participante do grupo não esteja falando, ela participa através de gestos (afirmativos, negativos), postura corporal, demonstrando estar incomodado com o assunto e todos esses fatos são importantes para compor a interpretação de análise do grupo, para poder planejar as próximas intervenções.

Ao final de cada grupo deve ser realizado o registro desse grupo, fazendo uma síntese a escuta, observação e interpretação.


2
Dislike0
User badge image

Maria Eduarda

boa uniao

1
Dislike0
User badge image

Nathalia Cadete Soares

Métodos essenciais são, em primeiro lugar a organização grupal, a colaboração de todos os envolvidos e a exposição de ideias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais