Buscar

Qual a função da membrana dfenda entre os pedicelos no glomérulo?

💡 2 Respostas

User badge image

Luiza Ferreira

Os pedicelos são funcionalmente definidos por três domínios: o domínio apical da membrana (AMD), o diafragma de fenda (do inglês, slit diaphragm - SD) e o domínio basal da membrana (BMD), este último associado à MBG . Os três domínios estão física e funcionalmente ligados entre si e ao citoesqueleto de actina dos pedicelos, de forma que a actina é comum a diferentes vias fundamentais na função e disfunção dos podócitos. Especial atenção é dada ao domínio SD, pois além da complexidade dos sinais que são gerados a partir das interações protéicas homofílicas e heterofílicas dentro dos diafragmas de fenda propriamente ditos, esta delicada estrutura é exposta a fatores circulantes, pressão da filtração glomerular, desafios das moléculas de polaridade celular e eventos de fosforilação que acontecem na porção intracitoplasmática da nefrina. Devido à sua posição específica dentro das fendas de filtração, várias moléculas dos diafragmas de fenda têm sido designadas como receptores de sinalização. Diversas e distintas vias de sinalização intracelular integram estes sinais de chegada, por meio dos quais os diafragmas de fenda influenciam ou iniciam diferentes processos intracelulares, incluindo sensação mecânica, sinalização de cálcio, sobrevivência celular, transcrição, modulação do citoesqueleto de actina e polaridade celular e endocitose . Assim, as últimas seis décadas de pesquisa dedicadas ao diafragma de fenda resultaram na visão de que este local extremamente especializado de contato célulacélula serve como um complexo especializado de sinalização. A cada ano novas moléculas são identificadas o que torna este local de sinalização cada vez mais complexo.

0
Dislike0
User badge image

Tatyane Costa

membrana basal glomerular (MBG) é a porção da lâmina basal do glomérulo que realiza a filtração através das fendas de filtração entre os podócitos, separando o sangue do interior do filtrado do exterior. É uma fusão da célula endotelial e das lâminas basais dos podócitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais