Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

A ideia de livre comércio não se desenvolveu apenas dentro das nações, pois essa ideologia foi imposta também nas relações políticas e econômicas entre os diversos países. A partir dessa ideia surgiram os conhecidos blocos econômicos que visam diminuir os empecilhos e facilitar a relação entre as nações. Portanto, os países que fazem parte do bloco X, por exemplo, possuem livre mercado entre si, diminuindo as taxas de importação e outros tipos de tributações impostas pelo mercado externo. A negociação entre os países dos blocos são determinada de acordo com as suas necessidades econômicas e políticas. Assim, essas nações podem importar e exportar com os outros países sem nenhuma restrição, na maioria das vezes. Isso gera diversas consequências para a economia interna dos países.


 

A respeito dessa temática, avalie as assertivas a seguir.

I. A formação de blocos econômicos aumenta a concorrência interna das nações. As multinacionais poderosas que entram em determinados países possuem uma concorrência desleal com micro e pequenas empresas nacionais, e essas acabam perdendo espaço no mercado.

II. Os blocos econômicos aumentam o número de importações e exportações entre diferentes nações. Isso faz com que haja uma maior quantidade de produtos importados em determinado país.

III. Em todos os blocos econômicos existe a livre circulação de bens e pessoas. Portanto, não há empecilhos de importação e exportação de produtos, e qualquer cidadão pode circular livremente pelas nações participantes dos blocos econômicos.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais