Buscar

Qual a diferença de multa e prestação pecuniária?

💡 3 Respostas

User badge image

felipe wes

A prestação pecuniária não se confunde com a pena de multa elencada no Código Penal. Embora as duas penas sejam consistentes no pagamento de certa quantia em dinheiro, estas não se igualam, pois, a lei dispõe que o valor da prestação pecuniária pode ter como destinatário a vítima do delito; enquanto que a multa o valor fixado pelo juiz é destinado ao Fundo Penitenciário, além de não admitir a substituição por prestação de outra natureza, como permite a prestação pecuniária.


2
Dislike0
User badge image

Priscila N.

Em que pese ambas consistirem no pagamento de determinada quantia em dinheiro, a prestação pecuniária consiste em uma espécie de pena restritiva de direitos, que pode ser destinada à à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a um salário mínimo nem superior a trezentos e sessenta salários mínimos, conforme art. 45, §1º do CP, devendo-se ressaltar que as penas restritivas de direito são autônomas e substituem as penas privativas de liberdade. A prestação pecuniária é fixada pelo Juiz entre 01 e 360 salários mínimos, sendo deduzido de eventual condenação de reparação civil e, inclusive, pode consistir em prestação de outra natureza, se o beneficiário aceitar (um bem ou serviço, por exemplo).

Noutro ponto, a pena de multa, que vem prevista em cada tipo penal, pode ser aplicada isolada ou cumulativamente à pena privativa de liberdade, bem como possui destinatário diverso, qual seja o Fundo Penitenciário Nacional. A pena de multa é fixada pelo Juiz na sentença e é calculada em dias-multa, variando entre 10 e 360 dias-multa, conforme art. 49 do Código Penal. Por fim, ressalto que a legislação especial pode prever parâmetro diverso para a fixação dos dias-multa, como é o caso do crime de tráfico de drogas (art. 33 da Lei nº 11.343/06) que prevê a fixação de 500 a 1500 dias multa.


1
Dislike0
User badge image

barbara carolinne

Embora as duas penas sejam consistentes no pagamento de certa quantia em dinheiro, estas não se igualam, pois, a lei dispõe que o valor da prestação pecuniária pode ter como destinatário a vítima do delito; enquanto que a multa o valor fixado pelo juiz é destinado ao Fundo Penitenciário

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais