A maior rede de estudos do Brasil

Imunologia Clinica.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, um bacilo delgado, aeróbio obrigatório. Os bacilos crescem lentamente (tempo de geração de 20 horas ou mais), muitas vezes formam filamentos e tendem a crescer em aglomerados. Na superfície de um meio líquido, seu crescimento parece ter a forma de um bolor, o que sugeriu o nome do gênero Mycobacterium (myco significa fungo).

Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Nos casos sintomáticos, os sintomas da tuberculose incluem cansaço excessivo, emagrecimento, febre baixa, sudorese noturna, e tosse prolongada acompanhada ou não de escarro com sangue.

II. A tuberculose provoca destruição do tecido pulmonar normal, mas se houver intensa multiplicação bacteriana, os bacilos podem ser disseminados pela corrente sanguínea para outros órgãos, causando a chamada tuberculose extrapulmonar.

III. A tuberculose congênita pode causar má-formação do feto, aborto espontâneo, e morte fetal. O recém-nascido que adquiriu tuberculose congênita pode apresentar nos primeiros meses de vida pneumonia, feridas pelo corpo, alterações nos ossos e cegueira.

IV. O diagnóstico da tuberculose é iniciado pelo exame clínico baseado nos sintomas relatados e deve ser aprofundado por exames de imagem, como radiografia de tórax, além dos laboratoriais como o teste de tuberculina para triagem e baciloscopia ou cultura bacteriana.

 

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I, II e IV, apenas.

b. II e III, apenas.

c. I, III e IV, apenas.

d. I, II, III e IV.

e. II, III e IV, apenas.


1 resposta(s)

User badge image

Luciane Pinheiro

Há mais de um mês

I, II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.

Essa pergunta já foi respondida!