Buscar

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem permanecer assintomáticas por longos período.....

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem permanecer assintomáticas por longos períodos ou apresentar sinais e sintomas leves que passam desapercebidos.

1) Assim, você é enfermeiro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e agendou a coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) para algumas mulheres da área de abrangência da UBS. Ao iniciar o atendimento da paciente M. S., de 35 anos, ela relata que vem apresentando dor durante a relação sexual e no último mês teve sangramento vaginal no meio do ciclo menstrual. Relata utilizar anticoncepcional oral, ter parceria sexual fixa e não utilizar preservativo nas relações sexuais. Ao realizar o exame especular, você observa presença de corrimento esbranquiçado no colo do útero e no canal vaginal. Agora, responda:

a) A paciente M. S. apresenta manifestações clínicas de uma IST. De acordo com a abordagem sindrômica, em qual síndrome você incluiria a IST da paciente? (3,0)

b) Qual deverá ser a sua conduta em relação ao tratamento da IST? (3,0)

c) Oriente M. S. a respeito das medidas preventivas que deveriam ser tomadas para evitar IST's. (4,0)

💡 4 Respostas

User badge image

Alessandra Vieira

a) Corrimento vaginal, que é o nome dado à secreção de fluidos pela vagina, que, dependendo das suas características, pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença ginecológica.


b) Se deve iniciar imediatamente o tratamento medicamentoso de acordo com o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde. Orientar sobre as ISTs e as medidas de prevenção. Realizar a abordagem a respeito do tratamento da parceria sexual.

6
Dislike0
User badge image

Jean Marcos Silva

Ao iniciar o atendimento da paciente M. S., de 35 anos, ela relata que vem apresentando dor durante a relação sexual e no último mês teve sangramento vaginal no meio do ciclo menstrual. Relata utilizar anticoncepcional oral, ter parceria sexual fixa e não utilizar preservativo nas relações sexuais. Ao realizar o exame especular, você observa presença de corrimento esbranquiçado no colo do útero e no canal vaginal.
2
Dislike1
User badge image

Lourival Santos

Para prevenir IST deve- usar preservativo esse é o único meio de prevenção
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais