Buscar

Vamos ao desafio!!! A glândula pineal, também conhecida como terceiro olho, está situada na parede posterior do teto do diencéfalo.

O interesse pela glândula é bastante antigo; o filósofo René Descartes (1596-1650) atribuía a ela a função de ser a sede da alma. De lá para cá foram feitos vários estudos, sendo alguns sem nenhum fundamento, e só os mais recentes apresentam uma contribuição científica importante.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O papel fisiológico da glândula pineal é sinalizar para o meio interno se é noite, ou se é dia, pela presença ou ausência da melatonina na circulação e nos líquidos corpóreos.

A presença de melatonina sinaliza o período de escuro - noite, promovendo o estado de sono, sua ausência o período claro, promovendo o estado de vigília.

Como observado na imagem, as fibras retino-hipotalâmicas fazem sinapse nos núcleos supra quiasmáticos (NSQ), e, por meio de conexões hipotalâmicas, as vias descendentes do hipotálamo conectam-se aos neurônios pré-ganglionares sinápticos na medula espinhal os quais, por sua vez, projetam-se ao gânglio cervical superior. Neurônios pós-ganglionares desse gânglio projetam-se à glândula pineal e estimula (durante a noite - escuro) a secreção de melatonina. Durante o dia (claro) há inibição da glândula pineal.

💡 1 Resposta

User badge image

Silvia Thayná Gonçalves

O papel fisiológico da glândula pineal é sinalizar para o meio interno se é noite, ou se é dia, pela presença ou ausência da melatonina na circulação e nos líquidos corpóreos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais