Buscar

Qual a abordagem do livro escola da vida,vida na escola e qual o assunto principal?

💡 2 Respostas

User badge image

Vick Brelaz

A escola não está cumprindo o seu dever e pelo contrário, ela está produzindo muito mais fracasso que sucesso, trata uns melhor do que outros e convence os que fracassam de que fracassam porque são inferiores. Ela só educa a minoria. A grande maioria é excluída e marginalizada.

Apesar da lei dizer que a educação é um direito e um dever de todos, as portas da escola estão fechadas para muitos.

Há poucas alternativas para os atingidos pela exclusão da escola. O destino da grande maioria é aceitar os trabalhos mais duros, de remuneração mais baixa e com maior risco de desemprego na hora crise.

Muita gente ainda pensa que a escola é democrática quando trata todo mundo do mesmo jeito. Ora, na verdade, as crianças já chegam à escola numa situação desigual.

Para poder mudar a escola, é preciso primeiro saber o que faz com que ela seja o que é hoje, essa engrenagem que não atende os interesses do conjunto da população. A maneira como a escola está organizada é o resultado da organização da sociedade em seu conjunto.

A escola não é democrática porque a sociedade em que vivemos ainda não é verdadeiramente democrática. Os donos do poder são também os donos do saber e os pobres são excluídos tanto da escola quanto da participação nas decisões.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais