Buscar

Alfabetização e letramento

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.


O texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), citado acima, estabelece a alfabetização como foco dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Isso significa que


A - alfabetizar, nos anos iniciais, é uma tarefa que une alfabetização e letramento, como processos complementares e de pouca complexidade.

B - durante os dois primeiros anos do Ensino Fundamental, as práticas devem oportunizar à criança o conhecimento do sistema alfabético da língua, sua forma escrita e seu uso social, de modo que se apropriem desse sistema e possam codificar e decodificar fonemas e grafemas e entender sua utilidade na vida cotidiana.

C - é nos anos iniciais do Ensino Fundamental que a criança deverá ser alfabetizada, excluindo-se da responsabilidade sobre esse processo a etapa educativa anterior, ou seja, a Educação Infantil.

D - nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança deve ser capaz de reconhecer o alfabeto da Língua Portuguesa do Brasil, no formato de escrita em letra de imprensa, de preferência em letras caixa alta, pois as demais formas serão tratadas nos anos posteriores.

E - nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante levar a criança à compreensão da mecânica da escrita e da leitura da língua, de modo que perceba a relação clara e simples que existe entre fonemas e grafemas.

💡 1 Resposta

User badge image

Daniela Alves

kjssdkshkdjs

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais