Buscar

quais são os softwares específicos para tratamento de imagem, criação de logotipo e diagramação?

Na produção de um projeto editorial – revistas, livros, manuais etc. – assim como em outros produtos gráficos que contenham um volume razoável de texto e outros elementos visuais, como desenhos e fotografias( folders, cartazes, mala-direta, folhetos, anúncios e outros), o designer conta com softwares gráficos elaborados para facilitar, otimizar e aperfeiçoar cada vez mais o processo do fazer e o seu resultado final. 

É importante que o profissional tire o máximo proveito das ferramentas computacionais, escolhendo o software adequado para cada etapa e processo de elaboração de um projeto gráfico. Dessa forma, a construção de um projeto editorial conta com o apoio e precisão de 3 softwares básicos, já que você irá trabalhar com logotipos, desenhos, infográfico, fotografias, diagramação, editoração e fechamento de arquivo.

Considerando o exposto, responda respectivamente: quais são os softwares específicos para tratamento de imagem, criação de logotipo e diagramação? Quais são as especificidades de cada um deles? O que são imagens vetoriais e bitmap, e como os softwares intervêm nelas?



💡 11 Respostas

User badge image

Stephanie Machado

Os softwares básicos para tratamento de imagem, criação de logotipo e diagramação são: Photoshop, Illustrator e InDesign. Ambos são da Adobe Systems e dialogam perfeitamente em um pacote CC (Creative Cloud), que cria uma interação perfeita entre os softwares, disponibilizando uma linguagem única de comandos. 


Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens, criador de imagens e efeitos, possuindo algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais; Adobe Illustrator é um software que permite você capturar sua visão com formas, cores, efeitos e tipografia, e sua principal função é trabalhar ilustrações vetoriais; Adobe InDesign é um software desenvolvido para diagramação e organização de páginas, criando documentos em formato próprio, editável, que pode ser exportado em formatos específicos de impressão. O InDesign permite criar, diagramar, visualizar e editar materiais como: revistas, jornais, anúncios, embalagens etc.


O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor, e é formado pela união desses pixels. A resolução, em DPI (“dots per inch” em inglês, ou “pixels por polegada” em português), mede a qualidade e nitidez de um bitmap. Quanto maior o DPI da imagem, maior a definição e qualidade da mesma. O uso do bitmap é recomendado quando há necessidade de transmitir muito realismo, profundidade, impressão de fotografias, complexidade de cores, transparências, transições e degradês. Para essas finalidades, o programa mais usado para realizar as tarefas envolvendo bitmap é o Photoshop.


Já os vetores são formas que carregam suas informações de cor, dimensões, linhas e curvas armazenadas em equações. Essas equações podem ter sua forma, cor ou tamanho alterados sem agredir sua resolução, ou seja, ampliar ou reduzir não implicaria em perda de resolução, pois, à medida que se aumenta a escala do desenho, os pontos são duplicados, preenchendo os espaços vazios e conservando a qualidade da imagem, diferente de uma imagem bitmap, que tem sua resolução vinculada a uma determinada área. Os softwares indicados para criação de vetores, como o Illustrator (ou o CorelDRAW), são projetados, também, para mapear uma imagem bitmap e transformá-la em vetor. Assim, quanto mais simples e com maior definição de contornos for a imagem, mais facilidade o programa terá para convertê-la.

1
Dislike0
User badge image

Wallace

Ilustrator, Photoshop, Indesing

0
Dislike0
User badge image

Tamires Dellí

Os softwares básicos para tratamento de imagem, criação de logotipo e diagramação são: Photoshop, Illustrator e InDesign. Ambos

são da Adobe Systems e dialogam perfeitamente em um pacote CC (Creative Cloud), que cria uma interação perfeita entre os softwares, disponibilizando uma linguagem única de comandos. 



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais