Buscar

Comunicação Empresarial

Maximiliano define a cultura organizacional nos seguintes termos:

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização (MAXIMILIANO, 1986, p.59).

Contextualizando o trecho acima com o seu conhecimento sobre missão, visão e valores organizacionais, além daqueles sobre ideologia e outros assimilados de várias fontes, assinale a opção correta:


 a )"Casual Friday" foi um conceito surgido nos Estados Unidos no final da década de 70 para diminuir o stress e estimular a produtividade dos trabalhadores, concedendo-lhes, todas as sextas-feiras, maior liberdade e conforto da forma de vestir.

As empresas da "Nova Economia" aceleraram o abandono dos rígidos códigos de vestuário do passado e assimilaram novos critérios em relação à apresentação pessoal dos funcionários no item concernente a trajes.

Contudo, esse procedimento não pode ser considerado um traço da cultura organizacional, já que se trata de uma estratégia para diminuir o stress no ambiente de trabalho e, concomitantemente, aumentar a produtividade.


b )Um grito de guerra, que consiste em soletrar, em grupo, o nome de uma empresa estrangeira, ao ritmo da conclamação de um líder, não pode ser considerado um rito da cultura organizacional, já que potencialmente constrangedor e destoante das práticas de engajamento efetuadas pelas empresas nacionais.


c )Pode fazer parte da cultura organizacional uma insistente convocação para o funcionário "vestir a camisa da empresa", ao lado de outro discurso ainda frequentemente ouvido, segundo o qual determinada empresa "é uma família", noção que concorreria para reforçar os laços entre os seus membros.



d )As narrativas sobre o início da empresa, as iniciativas de seu fundador, os obstáculos enfrentados e a determinação que demonstrou em todo esse percurso, ainda que frequentemente relembrados pelos líderes da organização e funcionários, não constituem elementos da cultura da empresa, pois são histórias que facilmente podem se afastar da realidade dos fatos e ao mesmo tempo enfatizar significados estratégicos para a organização.


e )Quando o presidente de uma grande empresa "Come à mesma mesa" com todos os funcionários, isso deve ser entendido tão apenas como um ato de desprendimento do executivo.


💡 1 Resposta

User badge image

Maria Inês Lima Andretti

Pode fazer parte da cultura organizacional uma insistente convocação para o funcionário "vestir a camisa da empresa", ao lado de outro discurso ainda frequentemente ouvido, segundo o qual determinada empresa "é uma família", noção que concorreria para reforçar os laços entre os seus membros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais