Buscar

processos de retífica e brunimento, bem como quais as suas conceituações e características.

Quando consideramos a classificação existente e estabelecida para os processos de fabricação, inicialmente, nos deparamos com uma divisão que trata e posiciona as operações quanto à consequente forma de utilização de ferramentas, em que estas podem ser consideradas e, assim, classificadas como ferramentas de geometria definidas, assim como operações que são realizadas com a utilização de ferramentas denominadas de geometria não definidas.

Mais precisamente se tratarmos e avaliarmos as chamadas operações realizadas com a utilização de ferramentas com geometria não definida, deparamo-nos com a contextualização de que este processo é executado através de uma considerada ação direta das chamadas partículas abrasivas, as possuem formatos aleatórios e, consequentemente, arestas de corte de tamanhos muito pequenos. Portanto, este processo pode ser identificado como um processo de usinagem por abrasão.

Ainda em termos conceituais e que possibilitam uma caracterização, podemos facilmente verificar o grau de relevância dos processos de usinagem por abrasão no meio industrial e fabril. Esta importância e relevância estão diretamente atreladas à capacidade técnica do respectivo processo de obter peças que apresentem tolerâncias dimensionais apertadas, bem como geométricas superiores às obtidas em operações que utilizam ferramentas de corte com geometria definida.

Nesse sentido, faça uma análise e explique, com suas palavras, um pouco dos processos de retífica e brunimento, bem como quais as suas conceituações e características.


💡 1 Resposta

User badge image

aniel santos silva

Análise dos processos de retífica e brunimento

         Sabe-se que a retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície corrigindo irregularidades de forma e superfície das peças. É um processo de usinagem mecânica onde a remoção de cavaco do material que é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), que gira em alta rotação, enquanto que a peça tem uma velocidade menor. Na maioria de vezes, processo de retificação é empregado como operação final da fabricação de uma peça e, apesar de parecer uma operação simples, requer domínio dos parâmetros de velocidade de corte, velocidade de avanço, boa refrigeração e controle dimensional rigoroso.

         Já o Brunimento é um processo de usinagem também por abrasão utilizado em furos com o objetivo corrigir problemas tais como: diâmetro interno do furo; geometria interna do furo (cilindricidade e circularidade); acabamento da superfície usinada (ângulo de cruzamento dos riscos e rugosidade); alinhamento entre furos. É um processo de alta precisão e rápida remoção de material, que pode ser realizado nos mais diferentes tipos de materiais, como ferro fundido, aço temperado, aço mole, bronze, latão, cromo duro, cerâmica, alumínio, entre muitos outros.

         Diante disso é notório que, apesar de várias pessoas utilizarem a brunidora para fazer retífica de uma peça, o que é possível, porém o tempo gasto para execução é muito maior porque a brunidora tira até 0,01 à 0,05 e para fazer a retífica o mínimo que deve ser tirado é 0,25 portanto o tempo para chegar em 0,25 com uma brunidora é bem maior do que para fazer uma retífica com o torno, pois a retífica já retira o 0,25 de uma só vez. Considero assim, que o ideal mesmo é ter a consciência de que o brunimento é o acabamento da retífica. 


17
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais