Buscar

elétrica Basica

 Um chuveiro elétrico com tensão nominal de 127 V / 60 Hz e potência nominal de 4400 W foi instalado em uma rede de 220 V / 60 Hz. A proteção por disjuntor termomagnético foi dimensionada conforme especificação do fabricante. Com base nos dados, responda às seguintes questões:

a) Qual a corrente nominal do chuveiro?

b) Qual será a relação entre a potência da instalação e a potência nominal? Determine a relação PI / PN.

c) A proteção por disjuntor termomagnético do circuito atuará por sobrecarga? Justifique sua resposta matematicamente, lembrando que 220 = 127√3.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a corrente nominal do chuveiro, utilizamos a fórmula: corrente (I) = potência (P) / tensão (V). Substituindo os valores, temos: I = 4400 W / 127 V. Calculando, encontramos aproximadamente 34,65 A. b) A relação entre a potência da instalação (PI) e a potência nominal (PN) é dada por: PI / PN = (tensão da instalação / tensão nominal)². Substituindo os valores, temos: PI / PN = (220 V / 127 V)². Calculando, encontramos aproximadamente 3,06. c) Para verificar se a proteção por disjuntor termomagnético atuará por sobrecarga, devemos comparar a corrente nominal do chuveiro com a corrente máxima suportada pelo disjuntor. Como a corrente nominal do chuveiro é de aproximadamente 34,65 A e a corrente máxima suportada pelo disjuntor é determinada pelo fabricante, é necessário verificar as especificações do disjuntor para determinar se ele suporta essa corrente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais