Buscar

Sobre esta questão de Literatura

Segundo um dos integrantes da Arcádia Romana, fundada em 1890, Luís Antonio Verney (1713-1791) é o autor do Verdadeiro Método de Estudar (1746), obra dividida em 16 cartas que tratam de questões pedagógicas. Transcrevemos um fragmento da “Carta VII”

Quando vejo um poeta deste, que se serve de expressões que nada significa, ou que compõem de sorte que não entendem, assento que não quis ser entendido, e em tal caso, procuro fazer-lhe a vontade, e não o leio. Com esta sorte de homens faço o mesmo que com labirintos e enigmas, etc., os quais nunca me cansei de decifrar {...}. É necessário doutrina e entender bem as matérias que tratam; é necessária a Filosofia, e saber conhecer bem as ações dos homens, as suas paixões, o seu caráter, para as saber imitar, excitar e adormecer. Aqui entra novamente a Retórica, que supõe todas aquelas coisas; entra um pouco de história, para não dizer parvoíces; entra a historia da fabula etc. Tudo isto se mostra manifestante nos melhores poemas que temos da Antiguidade.

Nesse trecho, Verney

I. critica (como um bom árcade) a falta de clareza de certos poetas e o gosto pelos labirintos e enigmas.

II. afirma que a composição de um poema é fácil, pois não requer grandes conhecimentos da tradição literária nem preocupação com as rimas.

III. argumenta que a convenção amorosa árcade impede a livre expressão dos sentimentos.

Agora, assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a. Somente as afirmativas II e III estão corretas

b. Somente a afirmativa I está correta.

c. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

d. Somente a afirmativa III está correta.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais