Buscar

Quais as faixas etárias e os seus desenvolvimento segundo Piaget?

💡 4 Respostas

User badge image

Yorrana moura

dentro da concepção de piaget a criança se adapta ao mundo de forma cada vez mais satisfatória. ... Propõe quatro estágios ou períodos do desenvolvimento da criança: os estágios sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos) e operatório formal (12 em diante)

1
Dislike0
User badge image

Elias Braz

.


0
Dislike0
User badge image

Aline Alves Machado

a) Período Sensório-Motor: (recém-nascido e o lactente - 0 a 2 anos)

De acordo com Cunha (2002), a característica central do primeiro período de desenvolvimento, denominado sensório-motor, é a inexistência de representações e ou imagens mentais dos objetos que entornam a criança. Nesse período o conhecimento se processa a partir de impressões que chegam ao organismo, via órgãos dos sentidos (por isso a denominação de Sensório – da sensação e Motora – do movimento motor)

) Período pré-operatório (ou a primeira infância - 2 a 7 anos)

Período da Representação, da Linguagem e da Socialização
Conforme evidencia Cunha (2002), o aspecto mais destacado desta fase do desenvolvimento é a capacidade de representação – ou a transformação de esquemas de ações em esquemas representativos. A partir do dito por Cunha, no decorrer deste período, a linguagem vai deixando de ser representativa para assumir configurações socialmente convencionais.

a) Período das operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

A partir dos estudos postos em Cunha (2002), nessa fase do desenvolvimento, o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente visto que não possuía em função de operar por representações. Para Cunha, embora consiga operar mentalmente, essas operações possuem um caráter concreto, ou seja, precisam realizar parte da tarefa empiricamente, ou com a presença e apoio de suportes de objetos e materiais concretos.

Período das operações formais (+ ou - 12 anos em diante)

Para Piaget, entre os 12 e 16 anos, o sujeito experiencia a fase de desenvolvimento chamada de operações formais. A característica focal desta fase é a transformação dos esquemas cognitivos, operados concretamente em esquemas baseados na realidade imaginada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais