Buscar

O que são glóbulos vermelhos?

💡 14 Respostas

User badge image

Nadia Maciel

glóbulos vermelhos , tambem chamadas de hemacias ou eritrocitos , sao celulas envolvidas no transportes de gases respiratoris as hemacias derivam de celulas nucleares que perdem o nucleo e passam apresentar grandes quantidades de hemoglobinas no citoplasma durantes o processo de diferenciaçao , que ocorre na medula ossea vermelha . quando lançadas no sangue , as hemacias sao portanto anucleadas e apresentam formato de um disco biconcavo as hemacias estao ativas na circulaçao sangineas por cerca de 120 dias quando entao sao recolhidas e destruidas pelo figado e baço.

0
Dislike0
User badge image

Nathalia Carcavallo

São as células sanguíneas vermelhas contendo hemoglobulina, proteinas e etc

0
Dislike0
User badge image

Junior Caroline

As hemácias, ou glóbulos vermelhos, ou ainda eritrócitos são células presentes no sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células.

A quantidade de hemácias no sangue pode ser verificada através do hemograma. O monitoramento dessa quantidade é importante durante o tratamento do câncer, já que a quimioterapia, a radioterapia e as drogas de alvo molecular podem reduzir a quantidade dessas células no sangue, resultando em anemia. Além disso, o envolvimento da medula óssea por neoplasias hematológicas também pode causar anemia.

As hemácias são produzidas na medula óssea e são degradadas no fígado, no baço e na própria medula óssea. Entre os produtos da degradação das hemácias está a bilirrubina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais