Buscar

atualidades em farmacia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define reação adversa a medicamento (RAM) como sendo “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem. A morbidade e mortalidade por uso de medicamentos é um grande problema de saúde. As reações adversas a medicamentos (RAM) podem resultar em aumento de internações hospitalares e dos custos com a saúde e óbitos.

 

Analise as situações de reações adversas descritas na coluna B e faça associações coerentes com os conceitos da coluna A.

 

Coluna A

Coluna B

I - Idiossincrasia

 

1 - Clara apresenta problemas de intoxicação com o uso da carbamazepina. Seu médico relata que a paciente possui polimorfismo nos genes CYP levando à intoxicação.

 

II - Efeitos secundários

 

2 - Jorge está com uma infecção de garganta e o médico recomendou uso de azitromicina por 3 dias, no entanto o paciente tem apresentado diarreia, o que tem dificultado a continuação do tratamento.

 

III - Tolerância

 

3 - Márcio faz uso de 1 comprimido de clonazepam (5 mg) a um ano para o tratamento de transtorno de ansiedade. Atualmente, por conta própria, está ingerindo 2 comprimidos, pois relata não observar mais o efeito desejado na dosagem de 1mg.

 

IV - Efeitos colaterais

 

4 - Carla está fazendo tratamento com anti- histamínicos e neste período não está conseguindo dirigir devido sentir forte sonolência.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.

Escolha uma:

a. I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.

b. I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.

c. I - 4; II - 2; III - 3; IV - 1.

d.

  • I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.

e.

I - 2; II - 3; III - 1; IV - 4.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais