A maior rede de estudos do Brasil

. Homem de 40 anos, vítima de acidente automobilístico, estava no banco do motorista sem cinto de segurança...

. Homem de 40 anos, vítima de acidente automobilístico, estava no banco do motorista sem cinto de segurança. Sofreu impacto frontal (carro x carro) com trauma torácico contra volante. Durante o atendimento primário o médico verifica sinais de pneumotórax hipertensivo à direita.

Pergunta A

Uma das possíveis complicações é o desvio de mediastino para a esquerda, com consequente obstrução do fluxo sanguíneo pelas veias cava. Cite três sinais do exame físico que aparecem em regiões anatômicas diferentes da torácica nessa situação. Só serão corrigidas as 3 primeiras descritas. 

Pergunta B

Durante o exame físico abdominal o médico realiza a técnica propedêutica de Lemos Torres na palpação do fígado, e nota que a borda inferior do mesmo está 5 cm abaixo do rebordo costal direito pela linha hemiclavicular. Por esta manobra é possível afirmar que o paciente apresenta hepatomegalia? Cite uma outra manobra propedêutica que poderia complementar o exame físico com o objetivo de confirmar a presença de hepatomegalia. Só será corrigida a primeira manobra descrita. *


Propedêutica

UNINOVE


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?