Buscar

historia

“Até seus ideais e modelos educativos se caracterizavam de maneira oposta pela perspectiva militar de formação de cidadãos guerreiros, homogêneos à ideologia de uma sociedade fechada e compacta, ou por um tipo de formação cultural e aberta, que valorizava o indivíduo e suas capacidades de construção do próprio mundo interior e social. Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção de paidéia, formação humana livre e nutrida de experiências diversas, sociais mas também culturais e antropológicas” (CAMBI, 1999 apud ARANHA, 2006, p.45-46). Sobre Atenas, analise as afirmativas abaixo:

 

I - Houve a concepção de cidadão da pólis, sendo assim a formação escolar incluía, além dos exercícios físicos, uma forte formação intelectual para que este componente social pudesse ajudar na construção do futuro da cidade.

II - Apresentava uma educação muito severa com formação militar, tendo como característica principal o Estado representando uma força educadora.

III - O ensino não era obrigatório, o Estado ainda não se responsabilizava pela educação.

IV - Um marco decisivo para a educação Ateniense foi o surgimento da escola da escrita.

V - Os recursos utilizados para a aprendizagem da leitura era a silabação, repetição, memorização e declamação, a escrita era feita em tábuas. O mestre reunia as crianças em um cômodo, em uma tenda ou ainda em praças para o ensino. Os textos utilizados eram de Homero e de Hesíodo.

 

É correto o que se afirma em:


Escolha uma opção:

a. I, II, IV e V apenas.

b. II, III, IV e V apenas.

c. I, II, III e IV apenas.

d. I, II, III e V apenas.

e. I, III, IV e V apenas.

💡 3 Respostas

User badge image

Marly Assunçao

Letra D
0
Dislike0
User badge image

Bruna Palacio

Letra C, I,II, III, IV

0
Dislike0
User badge image

Vanusa Gonçalves

Resposta E- I, lll, lV, V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais