Buscar

O que é Iniciação Científica (IC)?

💡 7 Respostas

User badge image

Hellen Lelis

O QUE É?

A Iniciação científica (IC) é a primeira experiência do aluno de graduação com a pesquisa acadêmica. Com a orientação de um pesquisador experiente, o docente da faculdade, o aluno deverá desenvolver o pensamento científico, aprender a explorar criticamente a literatura, elaborar projetos de pesquisa, redigir textos técnicos para publicações e congressos, além de aprender técnicas e métodos de pesquisa.

A escolha do orientador cabe ao aluno, embora obviamente limitada pela disponibilidade do docente. O tema a ser estudado deve ser discutido entre os dois, mas é preciso ter em mente que o professor vai orientar em um tema que faça parte de sua linha de pesquisa, também considerando os recursos e capacidade da instituição e dos participantes.

A IC pode ser com ou sem bolsa (um valor pago ao aluno como incentivo). Ambos os tipos necessitam de certa formalização para serem registrados e reconhecidos pela faculdade. Nos casos sem bolsa, o registro ocorre o ano inteiro; nos casos com bolsa, geralmente há prazos mais específicos

1
Dislike0
User badge image

Felipe Torres

processo através do qual aluno ingressa na pesquisa científica

0
Dislike0
User badge image

Libânia Maria de Paula da Silva

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais