Como calcular formação de preços?
7 resposta(s)
Paulino Juliao
Há mais de um mês
Para garantir que os preços cobrados pela sua empresa não estejam abaixo dos custos de operação, o que geraria prejuízo, e que façam sentido com os objetivos da empresa, a realidade de mercado e possibilitem o crescimento saudável do neǵocio, é recomendado usar um dos métodos de formação de preços.
Esses métodos, que consistem em fórmulas para a composição dos preços a serem cobrados por produtos ou serviços, permitem realizar a formação do preço de forma técnica, baseada em dados concretos e que garantirão que os preços cobrados permitam à empresa manter sua saúde financeira e operar com tranquilidade.
Jessik Torres Benevides
Há mais de um mês
Como funciona o cálculo da formação de preço?
O primeiro passo para calcular a formação de preço de seu serviço ou produto está em delimitar todos os custos e despesas envolvidos na produção ou oferta destes. Vale destacar que é fundamental também saber diferenciar custos e despesas, já que eles são conceitos distintos, conforme explicamos abaixo:
O que são custos?
Os custos são aqueles que estão diretamente relacionados à operação, ou seja, são os gastos essenciais para que a atividade principal da empresa possa ser executada, como a compra de matéria-prima, o pagamento de fornecedores e outros gastos do mesmo tipo.
O que são despesas?
Já as despesas são os gastos vinculados à administração, ou seja, correspondem aos investimentos realizados para que a empresa possa alcançar seus objetivos e manter sua estrutura ativa, como é o caso do pagamento de salários.
Vale destacar que tanto os custos quanto despesas devem estar incluídos no cálculo de formação de preços, já que ambos impactarão no preço de venda. Uma boa prática para facilitar a mensuração dos gastos é separá-los em gastos fixos e variáveis. Confira alguns exemplos:
Exemplos de gastos fixos
Aluguel de imóvel ou de equipamentos
Limpeza, conservação e manutenção
Salários
Honorários de contador
Telefonia, energia elétrica, internet
Exemplos de gastos variáveis
Matérias-primas
Comissões de vendas
Mão de obra
Impostos
Fretes de vendas
Taxas de cartão de crédito