A maior rede de estudos do Brasil

Alguém poderia me auxiliar nessa questão?

Sociologia

UFERSA


2 resposta(s)

User badge image

Ana Carolina Almeida

Há mais de um mês

I) Verdadeira. O capitalismo e consequentemente a classe que lhe é pertinente, a burguesia despontam ao longo da Idade Moderna e se estabelecem enquanto modo de produção e classe social dominante respectivamente.

A partir da Idade Moderna, com o advento da Revolução Industrial, o modo de produção deixa de ser marcado pelo feudalismo medieval e o mercantilismo e passa a se definir a partir do sistema capitalista primitivo, sendo a classe social que exerce domínio e poder a burguesia, e não mais os senhores feudais e o clero.

II) Verdadeira. Decorre da Revolução industrial não somente as alterações nas relações de produção e trabalho, como também, o inchaço das cidades cedes das industrias e o consequente aumento da pobreza e da violência.

Com a mudança na estrutura de trabalho a partir da Revolução Industrial, há um expressiva saída de trabalhadores do campo para compor a mão de obra proletárias das indústrias emergentes, esse fluxo provoca um aumento da população urbana ("inchaço das cidades"). No entanto, ainda que a população pobre esteja empregada nas indústrias, a concentração de riqueza se detém na mão da burguesia, o que provoca o empobrecimento da classe operária e, por consequência, aumento da desigualdade social e violência urbana.

III) Falsa. Adventos como a produção capitalista e a Revolução Francesa surgem em momentos de instabilidade econômica, política e social, o que leva a construção da Sociologia, para um melhor entendimento das relações sociais e suas problemáticas. Ainda que a saída do período Medieval, e o aumento dos ideais iluministas, tragam reavivamento intelectual, nos planos políticos e socioeconômicos ainda perservera e se acentua problemas como a fome e a pobreza.

IV) Verdadeira. Saí-se de um período de forte atribuição dos fenômenos naturais e sociais a partir da lógica sobrenatural, e se passa a ter uma valorização de ideais positivistas, o que transforma o "mundo das ideias" contemporâneos à época.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes