A maior rede de estudos do Brasil

Como desenvolver um PPP?

Pedagogia

UNINTER


12 resposta(s)

User badge image

Josias Borges

Há mais de um mês

No PPAP muitas vezes, os alunos aprendem com os professores, observando-os e imitando-os, mas também elaboram seu próprio modo de ser a partir da análise crítica do modo de ser do docente.

User badge image

Daiane Marostica

Há mais de um mês

1. Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP
Para atender às necessidades de todos os envolvidos, é muito importante que o PPP não seja elaborado apenas pelo gestor. Ele deve ser uma construção coletiva.

Toda a equipe precisa ser consultada: gestores, professores e funcionários. Para torná-lo ainda mais realista, é fundamental ouvir também os pais e os alunos que pertencem à comunidade atendida pela escola.

2. Utilize linguagem simples
O PPP não pode ficar apenas no papel. Então, para que ele realmente ganhe vida, é importante que seus conceitos sejam expressos em linguagem simples, para que qualquer envolvido possa compreendê-lo e executá-lo.

3. Faça uma análise realista
Objetivo final do PPP é elaborar um caminho para levar a escola a um resultado ideal — é uma ponte para um futuro desejado. Porém, para traçar estratégias que levem a esse alvo, é necessário conhecer muito bem a realidade atual.

É preciso ser bastante racional ao realizar essa análise. Não tenha medo de expor as razões das insatisfações atuais. É justamente para solucioná-las que o PPP deve ser criado.

4. Sonhe
A partir dessa visão da realidade, sonhe! Pense no que é desejado e esperado da escola. Defina metas e objetivos comuns, e procure traçar caminhos para melhorar a situação da escola e alcançar o alvo. Lembre-se que o PPP deve ter a cara da sua escola — suas necessidades e expectativas.

5. Respeite as diretrizes legais

Embora deva atender às necessidades do seu entorno, não é possível ignorar as normas, diretrizes nacionais, regulamentos, disposições a respeito da educação inclusiva, orientações curriculares e metodológicas do sistema no qual estão inseridos.

6. Elabore um Projeto Político Pedagógico concreto

O PPP não pode ser muito filosófico. Após diagnosticar a situação da escola, ele precisa conter medidas concretas que serão tomadas para solucionar os problemas. Além de definir o que será feito, ele deve estabelecer como essas mudanças vão acontecer.

Descrevam tudo: metodologia, sistemas de avaliações, critérios utilizados para determinar o curso de ação, estratégias para combate à evasão escolar. Tudo precisa ser contemplado.

7. Defina as prioridades

Nesse levantamento, você vai identificar tudo o que a escola necessita para alcançar um desempenho superior. Pode ser a contratação de recursos humanos, a aquisição de equipamentos, de investimento em tecnologia ou a capacitação do corpo docente.

A partir daí, defina os itens prioritários e inicie um plano para conquistar cada um desses objetivos, de acordo com as possibilidades.

8. Disponibilize o documento

Para ser colocado em prática, o PPP precisa estar acessível para consulta. Se não for possível dar uma cópia para cada professor, imprima-o, coloque em uma pasta e deixe-a na sala dos professores. O importante é que ele se torne uma referência para todas as ações promovidas na escola.

9. Reavalie constantemente

Por mais que expresse as melhores intenções, pode ser que algumas das medid

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes