A maior rede de estudos do Brasil

o que significa microeconomia e quais suas caracteristicas


3 resposta(s)

User badge image

Alysson Sabóia

Há mais de um mês

 A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

 A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

User badge image

Paola Pety Barreto

Há mais de um mês

  1. ciência que trata do modo como as entidades individuais que compõem a economia -́ consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, grandes proprietários de terras, produtores de bens ou serviços particulares etc. -́ atuam reciprocamente.

1.  Origem e teoria

A microeconomia aparece como parte da Economia a partir do século XIX, com o objetivo de analisar os pequenos agentes económicos. Segue-se a revolução industrial que gira em torno da relação entre cliente e o consumo.

A Microeconomia estuda a utilidade marginal, que determina como o valor de um serviço ou de um bem varia de acordo com a necessidade.

2.  A análise microeconómica

A análise microeconómica estuda matematicamente o comportamento de agentes como empresas e consumidores.

As variáveis microeconómicas em estudo são medidas e os resultados são interpretados de acordo com os modelos económicos que medem a eficiência de variáveis envolvidas.

Em suma, analisa os movimentos dos menores grupos de agentes na sociedade.

3.  Princípios Básicos

Os princípios básicos pelos quais os indivíduos decidem "racionalmente" são a escassez de recursos, o mercado e a análise marginal, o custo de oportunidade e os incentivos. Ao mesmo tempo, como mencionado, a racionalidade do mercado seria dada pela eficiência e equidade nas relações entre seus membros.

4.  A teoria do produtor

Segundo a microeconomia, os produtores maximizam seus benefícios por transformar fatores produtivos em produtos.

Para maximizar seus lucros, investem em tecnologia, por exemplo. O desempenho máximo é procurado, ou seja, o lucro. A teoria da produção estuda, então, como os fatores produtivos podem ser relacionados eficientemente, com o objetivo de obter bens ou serviços.

5.  A teoria da oferta e procura

Esta teoria estuda as interações entre os produtos oferecidos (oferta) e os consumidores (procura), nos quais intervém a variável: preço. Por exemplo, com um preço menor, haverá mais procura.

Em termos de oferta, se houver pouca procura por um produto, o preço tenderá a diminuir. Caso contrário, se for muito vendido, o preço será aumentado. O equilíbrio ocorre quando as duas curvas de oferta e procura se cruzam

6.  A teoria do equilíbrio

Esta teoria analisa o comportamento da procura, oferta e preços (variáveis microeconómicas) em uma determinada economia. Esta afirma que, em um determinado nível de preços, os mercados obterão um equilíbrio geral. Por sua vez, esse equilíbrio é oposto ao equilíbrio parcial, o que explica os mercados individualmente.


7.  Benefícios da Microeconomia

Os indicadores microeconómicos aumentam a capacidade de maximizar os lucros, principalmente das empresas. O mercado procura alcançar o equilíbrio através da participação livre e justa de cada um de seus membros.


User badge image

gislaine matos

Há mais de um mês

 microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular de cada agente dentro de uma economia.

microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes