Buscar

Qual a diferença entre psicanálise e psicologia? Especique as princiais diferenças

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Coelho

O que faz o psicanalista? A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. ... Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise

0
Dislike0
User badge image

Graciano Jongo

Quanto a está questão, diria que a Psicológia estuda o comportamento e os processos mentais.Ou seja a alma.

Já a psicanálise, está fazem com que o Psicológo resume aquilo que a psique a presenta diante a um comportamento.
Ou seja, estuda os estado clínico da pessoa a través do comportamento.
0
Dislike0
User badge image

Jéssica Pires

psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise. Uma consulta ou sessão com um psicanalista tem como método principal a conversação. Ou seja, o paciente é estimulado a falar tudo o que quiser. A partir disso, o analista interpreta e avalia esse diálogo para identificar a origem inconsciente daquilo que impede a resolução dos seus problemas.

Além da graduação, outra diferença entre a psicologia e a psicanálise é que o psicólogo precisa se basear em uma linha teórica sólida para embasar o seu trabalho, ou seja, exclui o inconsciente e trabalha com aquilo que está posto. 

A psicologia também se aventura por outros ambientes para além do consultório. O psicólogo pode atuar com a psicologia organizacional ou até mesmo na área de marketing e comunicação para explicar o interesse das pessoas por determinados produtos ou até mesmo como cores e formatos influenciam no ato da compra. Na terapia o profissional analisa a fala, gestos, pensamento e comportamento dos pacientes para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Existem diferentes tipos de terapia que utilizam linhas teóricas da psicologia, como a terapia comportamental, humanista, cognitiva, entre outras.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais