A maior rede de estudos do Brasil

Uma garrafa com uma certa bebida (massa=2,5 kg e Cp=4,2 kJ/kgºC) está a uma temperatura de 5 ºC e é deixada, na cozinha, à temperatura amb

Uma garrafa com uma certa bebida (massa=2,5 kg e Cp=4,2 kJ/kgºC) está a uma temperatura de 5 ºC e é deixada, na cozinha, à temperatura ambiente. Após 30 minutos, a temperatura do líquido e da garrafa aumentam até 15 ºC. Calcule a taxa de transferência de calor para a garrafa nestas condições. Se o aquecimento ocorrer em metade do tempo, o que deve acontecer com a taxa de transferência de calor para a garrafa? Analise as afirmativas a seguir:


I- A taxa de transferência de calor para a garrafa é 3,5 kW. Para o aquecimento ocorrer na metade do tempo, a taxa de transferência de calor deve dobrar.

II- A taxa de transferência de calor para a garrafa é 122 W. Para o aquecimento ocorrer na metade do tempo, a taxa de transferência de calor deve reduzir pela metade.

III- Para o aquecimento ocorrer na metade do tempo, a taxa de transferência de calor deve quadruplicar.

IV- A taxa de transferência de calor para a garrafa é 58,33 W.

V- Para o aquecimento ocorrer na metade do tempo, a taxa de transferência de calor deve dobrar.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a afirmativa II está correta.b) As afirmativas III e IV estão corretas.c) Somente a afirmativa I está correta.d) As afirmativas IV e V estão corret


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?