Absolutamente não, mas significou uma transição. Pense: se um povo é “dominado” por outro, acontece a mistura de culturas, e com o tempo a cultura dominada vai perdendo lugar para uma novaAbsolutamente não, mas significou uma transição. Pense: se um povo é “dominado” por outro, acontece a mistura de culturas, e com o tempo a cultura dominada vai perdendo lugar para uma nova
Não foi uma ruptura total, uma vez que a cultura romana ocidental se fundiu com a germânica (primeiras invasões bárbaras), formando reinos, o Franco do império Carolíngio por exemplo. A Europa Ocidental teve que se reestruturar mas sem romper totalmente com a antiguidade sabe? dá pra observar isso na permanência da igreja católica como influente e presente nesses reinos mesmo depois da queda do império.
Durante a idade média não houve abandono dos valores romanos, especialmente no Império Romano do Oriente (bizantino) , que herdou uma série de valores greco romanos. O justiniano (imperador bizantino) organizou o Corpus Civis Juris, que nada mais era que uma organização dos textos de direito romano :)