Buscar

imunologia clinica

O conjunto de defesas do organismo é uma somatória de reações mediadas pelas imunidades inata e adaptativa. A primeira, também conhecida como imunidade natural ou nativa, inclui um conjunto de células e moléculas presente antes mesmo do início de um processo infeccioso, prontas para prevenir ou eliminar patógenos em horas. O outro tipo de resposta imune depende da presença de antígenos pois é estimulada por eles. Ela é denominada imunidade adaptativa ou adquirida.

Considerando as características e atuação da resposta imune inata e resposta imune adaptativa, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

 

(  ) As respostas imunes adaptativas demoram mais tempo para alcançar significado funcional (em geral, 4 a 5 dias depois da resposta imune inata), mas são adaptadas especificamente ao tipo de agente infeccioso.

(  ) O sistema imune inato serve como força de reação rápida que utiliza armas específicas para erradicar o agente infeccioso ou, no mínimo, manter a infecção sob controle. Por conta disso, se sobrepõe às respostas adaptativas.

(  ) Os linfócitos T, ou células T, são a base da imunidade celular. Diferentemente dos Linfócitos B, as células T não se ligam diretamente aos antígenos, elas reconhecem peptídeos antigênicos após o seu processamento e apresentação por células fagocíticas, como os macrófagos.

(  ) Os linfócitos B ativados desenvolvem-se, formando plasmócitos, que secretam anticorpos. Os anticorpos combatem moléculas estranhas, denominadas antígenos. A imunidade humoral envolve, portanto, o reconhecimento e a produção de anticorpos específicos para tipo de antígeno.

(  ) As células de memória, produzidas a partir da expansão das células apresentadoras de antígenos, têm uma vida longa e continuam se autorreproduzindo. Exposições subsequentes ao antígeno ativam as células de memória e causam uma resposta secundária ao antígeno mais rápida e mais forte.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.

V – F – V – F – V.

b.

V – V – V – F – F.

c.

F – F – V – V – F.

d.

V – F – V – V – F.

e.

V – V – F – F – V.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais