A maior rede de estudos do Brasil

o que é direito penal I e II?


4 resposta(s)

User badge image

sd sd

Há mais de um mês

A matéria que se estuda no curso de direito, direito penal é divido por alguns semestres

A matéria que se estuda no curso de direito, direito penal é divido por alguns semestres

User badge image

Esau Muniz Júnior

Há mais de um mês

direito penal é um conjunto de normas jurídicas que regulam o poder punitivo do Estado, definindo crimes e a eles vinculando penas ou medidas de segurança. A parte geral (art. 1° ao art. 120 do CP) define os critérios a partir dos quais o direito penal será aplicado: quando o crime existe. Sua segunda parte, ou Parte Especial (artigos 121 a 361) trata dos crimes em si, descrevendo condutas e penas a serem aplicadas. Direito penal 1, 2 e 3 estudam a parte geral e o Direito penal 4 estuda os crimes em espécie.

User badge image

Thaynana Oliveira Silva

Há mais de um mês

O direito penal ou direito criminal é a disciplina de direito público que regula o exercício do poder punitivo do Estado, tendo por pressuposto de ação delitos (isto é, comportamentos considerados altamente reprováveis ou danosos ao organismo social, afetando bens jurídicos indispensáveis à própria conservação e progresso da sociedade) e como consequência as penas.[1][2]

O direito penal varia de acordo com a jurisdição, e difere do direito civil, onde a ênfase se concentra principalmente na resolução de litígios e compensação de vítimas do que na punição .

Sua segunda parte, ou Parte Especial (artigos 121 a 361) trata dos crimes em si, descrevendo condutas e penas a serem aplicadas. ... Sujeito Ativo – Indivíduo ou agente que pratica um fato (isto é, uma ação ou omissão) tipificado como delituoso pela legislação vigente.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes