Buscar

A viga com carga uniforme

A viga com carga uniforme de 500 Kg é submetida aos três carregamentos externos, como mostrado. As reações no ponto O do suporte, são respectivamente, Momento, Vertical e Horizontal: ( Dica: O vínculo tipo engaste gera três reações, uma vertical, uma horizontal e uma de momento. Usar g = 10 m/s²).


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar as reações no ponto O do suporte, é necessário analisar as condições de equilíbrio da viga. Vamos considerar as forças atuantes na viga: 1. Reação vertical no ponto O (Rv): Essa reação é responsável por equilibrar a carga vertical aplicada na viga. Nesse caso, temos uma carga uniforme de 500 kg, que gera uma força vertical para baixo. Portanto, a reação vertical no ponto O será igual a 500 kg * g (aceleração da gravidade). 2. Reação horizontal no ponto O (Rh): Essa reação é responsável por equilibrar a carga horizontal aplicada na viga. No caso apresentado, não há nenhuma carga horizontal aplicada, portanto, a reação horizontal no ponto O será igual a zero. 3. Momento no ponto O (Mo): Essa reação é responsável por equilibrar o momento gerado pela carga aplicada na viga. O momento é calculado multiplicando a carga pela distância em relação ao ponto O. Nesse caso, temos uma carga uniforme de 500 kg e a distância em relação ao ponto O é de 2 metros. Portanto, o momento no ponto O será igual a 500 kg * g * 2 metros. Assim, as reações no ponto O do suporte são: - Reação vertical (Rv) = 500 kg * g - Reação horizontal (Rh) = 0 - Momento (Mo) = 500 kg * g * 2 metros Lembrando que g = 10 m/s², você pode substituir esse valor na fórmula para obter os resultados numéricos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais