A maior rede de estudos do Brasil

Quais prejuízos caem sobre pessoas com necessidades especiais que não são acolhidas na forma da lei em faculdades, concursos ou mercado de trabalho.

Leia o seguinte depoimento de um acadêmico:


"Fiz a prova do ENADE ano passado. Na ocasião, não me foi disponibilizado nem ledor e nem a prova em Braille. Eu cheguei ao exame na total insegurança. Na hora, improvisaram um ledor bastante inexperiente, o que me causou imensa revolta e insegurança e ainda por cima fez com que eu deixasse metade da prova em branco." (1)


Segundo a Lei de Acessibilidade Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, todo o indivíduo desprovido de destreza cognitiva, neste caso específico, temos a deficiência visual, deve ter acompanhamento em forma de tradutores/ledores ou material apropriado. Contudo, há hoje muitos lugares que não cumprem esta determinação. (2)


Com base nesta lei e no depoimento do acadêmico, disserte sobre os prejuízos que caem sobre pessoas com necessidades especiais que não são acolhidas na forma da lei em faculdades, concursos ou mercado de trabalho.


1 resposta(s)

User badge image

Rosilene De Souza Castro

Há mais de um mês

As pessoas com necessidades especiais, muitas vezes são descriminadas e não tem o mesmo respeito e oportunidades do que as pessoas " vulgo normais".
As pessoas com necessidades especiais, muitas vezes são descriminadas e não tem o mesmo respeito e oportunidades do que as pessoas " vulgo normais".

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes