Buscar

Desafio - Psicologia

Para realizar este desafio você deverá ler o texto abaixo e responder às questões propostas.

Iain McMath não gosta quando uma avalanche de informações atrapalha seu processo de decisão executiva. “Eu baseio meu trabalho na intuição, então quando me reúno com minha diretora financeira, só preciso de um resumo de uma página”, afirma o diretor de serviços da Sodexo Motivation Solutions Ltd. de Surrey, Inglaterra. Infelizmente, no princípio a diretora financeira não sabia das preferências de McMath. “Ela (...) vinha para as reuniões com um arquivo de 600 páginas”, lembra McMath. “Eu ficava frustrado porque ela me dava informações demais e ela se frustrava porque achava que eu não entendia a importância dos dados”.

A diretora financeira de McMath acabou ajustando seu comportamento às preferências do chefe. Além de reduzir o conflito e a frustração, esse alinhamento ajudou a diretora financeira a gerenciar seu chefe ao criar uma impressão mais favorável. Gerenciar o chefe é o processo de melhorar o relacionamento com seu gestor de modo a beneficiar a si mesmo e a organização. O processo inclui desenvolver bases de poder que lhe permitam influenciar o gestor, atingindo assim os objetivos organizacionais. A maioria dos executivos afirma que esse é um fator crítico no sucesso de qualquer carreira. “Saber como gerenciar seu gerente é fundamental”, afirma Tracey Andres, gerente de aprendizagem e desenvolvimento da John Lewis, uma rede de lojas de departamento britânica. “Primeiro você precisa aprender como seu gerente pensa e trabalha e quais são suas prioridades”.

Além de alinhar seu comportamento com o estilo preferido pelo gerente, o trabalho de gerenciar seu chefe envolve tornar-se um recurso valioso ao facilitar o trabalho dele. Nesse sentido, o primeiro passo é fazer seu próprio trabalho bem. “Gerenciar seu chefe é uma questão de fazer mais do que a obrigação”, aconselha Chris Barbter, que lidera um grupo de 12 indivíduos como diretor de um estúdio de fotografia em Warwickshire, Grã-Bretanha. “Isso não significa manipular as pessoas (...) mas sim fazer seu trabalho direto e ajudar seu gerente a obter os melhores resultados”.

Gerenciar seu chefe também exige gerenciar impressões. Por exemplo, você precisa “ser um ‘solucionador de problemas’, não um‘piromaníaco de problemas’”, afirma John Shetcliffe, diretor da John Shetcliffe Marketing em Hertfordshire, Inglaterra. Os piromaníacos de problemas transformam tudo em problemas resolver, enquanto os solucionadores oferecem ao chefe soluções quando surgem problemas. Shetcliffe recomenda uma estratégia de gerenciamento de impressões para quem quer gerenciar seu chefe: “Não conte apenas as más notícias, conte as boas também. Se não, pouco a pouco, você vira a má notícia!”

1) Identifique fontes de poder no texto, ou seja, indique onde há relação de poder.

2) Analise a possibilidade de permanência do poder: se o poder poderá ou não se manter nesta organização e as condições para tal.

3) Sugira como o poder deve ser utilizado em uma situação específica: você deverá dar um exemplo da utilização do poder em uma empresa ou departamento e, inclusive, recomendar formas de melhor utilização, se for o caso.


💡 4 Respostas

User badge image

MAURO LUCIO RIBEIRO DE SOUZA

1) Fontes de poder no texto:

Há poder legítimo e especializado (o grande gestor da organização e o responsável (formal) pelo setor financeiro).


2) Possibilidade de permanência do poder:

O poder do gestor de finanças poderá se manter em função da necessidade do gestor maior em utilizar e se beneficiar de seu trabalho (poder compensatório). Essa relação poderá ser abalada se outra pessoa conseguir fazer tão bem o que o diretor do setor financeiro faz.


3) Sugestão de como o poder deve ser utilizado em uma situação específica:

Imagine um aluno fazendo seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A relação estabelecida com seu orientador tende a ser muito forte em função da necessidade de se beneficiar de seus conhecimentos, orientações, dicas etc. O elemento confiança é indispensável nesse momento, e o gostar do professor também pode ser fundamental para o estabelecimento de uma boa relação, visando-se uma boa produtividade

1
Dislike0
User badge image

Noeli Schmitt

1) Fontes de poder no texto:

Há poder legítimo e especializado (o grande gestor da organização e o responsável (formal) pelo setor financeiro).

2) Possibilidade de permanência do poder:

O poder do gestor de finanças poderá se manter em função da necessidade do gestor maior em utilizar e se beneficiar de seu trabalho (poder compensatório). Essa relação poderá ser abalada se outra pessoa conseguir fazer tão bem o que o diretor do setor financeiro faz.

3) Sugestão de como o poder deve ser utilizado em uma situação específica:

(aqui você deve citar um exemplo de empresa, pode ser o seu local de trabalho e modificar algumas explicações nas linhas abaixo).

A comunicação deve ser aberta e dissertativa. Pois a relação estabelecida com o nosso orientador tende a ser muito forte em função da necessidade de nos beneficiarmos através de seus conhecimentos, orientações, dicas etc.

O elemento confiança é indispensável nesse momento, e devemos gostar e respeitar o nosso gestor, pois isso pode ser fundamental para o estabelecimento de uma boa relação, visando-se de uma boa produtividade e um trabalho eficaz.

 


0
Dislike0
User badge image

GisaFenner .

1) Fontes de poder no texto:Há poder legítimo e especializado (o grande gestor da organização e o responsável (formal) pelo setor financeiro).2) Possibilidade de permanência do poder:O poder do gestor de finanças poderá se manter em função da necessidade do gestor maior em utilizar e se beneficiar de seu trabalho (poder compensatório). Essa relação poderá ser abalada se outra pessoa conseguir fazer tão bem o que o diretor do setor financeiro faz.3) Sugestão de como o poder deve ser utilizado em uma situação específica:Imagine um aluno fazendo seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A relação estabelecida com seu orientador tende a ser muito forte em função da necessidade de se beneficiar de seus conhecimentos, orientações, dicas etc. O elemento confiança é indispensável nesse momento, e o gostar do professor também pode ser fundamental para o estabelecimento de uma boa relação, visando-se uma boa produtividade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais