A maior rede de estudos do Brasil

Verifique, com base nos conceitos apresentados, todas as cardinalidades presentes no DER e recomende... (COMPLETA NA DESCRIÇÃO)

Leia o texto a seguir:

A cardinalidade dos relacionamentos é um item importante para um projeto de banco de dados, pois representa quantas ocorrências de uma entidade podem estar associadas a uma determinada ocorrência de uma entidade através do relacionamento, sendo necessário considerar: a cardinalidade máxima e a cardinalidade mínima.

 

Fonte: HEUSER, C.A. Projeto de Banco de Dados. 4 ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.

Uma faculdade solicitou a uma empresa desenvolvedora de software que lhe construa um sistema de controle acadêmico que mantenha informações sobre alunos, cursos, disciplinas e departamentos. Além disso, todas as informações sobre as relações entre alunos e cursos, de disciplinas e cursos, de disciplinas e departamentos, assim como entre as disciplinas que são pré-requisitos de outras disciplinas. Portanto, houve uma breve descrição, por parte do coordenador pedagógico, conforme segue:

 

– Cada disciplina possui exatamente um departamento responsável, e um departamento é responsável por muitas disciplinas, inclusive por nenhuma.

 

– Uma disciplina pode possuir diversas disciplinas como pré-requisitos, inclusive nenhuma. Uma disciplina pode ser pré-requisito de muitas outras disciplinas, inclusive de nenhuma.

 

– Uma disciplina pode aparecer no currículo de muitos cursos, inclusive de nenhum, e um curso pode possuir muitas disciplinas em seu currículo, inclusive nenhuma.

 

– Um aluno está inscrito em exatamente um curso e um curso pode ter nele inscritos muitos alunos, inclusive nenhum.

 

Com base nessa descrição, foi criado um diagrama entidade-relacionamento:

Verifique, com base nos conceitos apresentados, todas as cardinalidades presentes no DER e recomende as devidas correções, se houver.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes